Prática de conjunto na escola: um caminho para começar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131607

Palavras-chave:

Prática de conjunto, Aprendizado informal, Currículo

Resumo

O presente artigo busca compartilhar reflexões, experiências e ideias, a partir de uma base teórica (Vigotski, 2007; Freire, 2011; hooks, 2017; Green, 2008), sobre o desenvolvimento de uma prática de conjunto dentro do contexto escolar, explorando o ensino e aprendizagem e possíveis atividades de suporte a professores. Um exemplo musical de arranjo e sua realização em uma turma é demonstrado no texto, com ilustrações diversas e, ao final, propõe-se uma reflexão sobre o tipo de formação necessária para que o professor realize esse tipo de prática, e também os desafios e pontos positivos desta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Saboya Barros, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS) pela UNIRIO, onde se graduou em Licenciatura em Música. No Seminários de Música ProArte, cursou regência coral, atuando desde então como regente. Leciona na Educação Básica desde 2011, em escolas públicas e privadas, sendo atualmente professor do Ensino Médio. Atua como músico em diversas formações vocais e instrumentais, em destaque com o grupo vocal BeBossa e como diretor musical no Bloco do Sargento Pimenta.
http://lattes.cnpq.br/5204586155386453

Referências

BASTIÃO, Z. A. (2017). Prática de conjunto instrumental na educação básica. Música na Educação Básica, 4(4). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/134

GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. London: Ashgate Press, 2002.

GREEN, Lucy. Music, Informal Learning and the School: A New Classroom Pedagogy. London: Ashgate Press, 2008.

GUEST, Ian. Harmonia: método prático. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

QUE PAÍS é este. Intérprete: Legião Urbana. Compositor: Renato Russo. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1987. 1 disco vinil, lado A, faixa 1.

SANTA MARCELINA CULTURA. Guri - Música e cultura inspirando vidas, 2021. Aprenda com o Guri. Disponível em: <https://www.projetoguri.org.br/aprenda>. Acesso em 11 de set. de 2024.

SOUNDSLICE. Soundslice, 2012. Página inicial. Disponível em: <https://www.soundslice.com/>. Acesso em 11 de set. de 2024

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

TONI, Anderson; VELOSO, Flávio Denis Dias. Prática musical em conjunto: um olhar ao ensino e à aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2022.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. organizadores Michael Cole… [et al]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

16-10-2024

Como Citar

Saboya Barros, M. de S. (2024). Prática de conjunto na escola: um caminho para começar. Música Na Educação Básica, 13(16), e131607. https://doi.org/10.33054/MEB131607