Política editorial

Tipos de trabalhos publicados

Revista Música na Educação Básica aceita a publicação de artigos que relatem propostas pedagógicas para o trabalho com educação musical em sala de aula. Os artigos devem ser dirigidos a professores e professoras que atuam na educação básica, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na área, com linguagem coerente com o público. São bem-vindos trabalhos que considerem o contexto da escola pública, muitas vezes carente de instrumentos musicais e recursos didáticos, o que deve ser levado em conta no contexto dos artigos.

Os manuscritos submetidos devem apresentar a articulação de proposições pedagógico-musicais para a sala de aula (atividades, exercícios) com referencial teórico-metodológico consistente, oferecendo ao leitor subsídios para construir, ampliar e fortalecer múltiplas possibilidades de educação musical nas escolas brasileiras. É importante não confundir essa proposta com relatos de experiência.

Os textos devem ser elaborados de forma visualmente atraente, com o uso de figuras, tabelas, gráficos, diagramas, fotos e caixas de texto para ilustrar o conteúdo. Cada artigo deverá vir acompanhado de uma imagem para compor a primeira página do texto. Encorajamos que os(as) autores(as) insiram indicações de materiais para consulta ou leituras complementares, do tipo “Para saber mais”, “Dica”, “Para escutar” etc., incluindo sugestões de publicações, sites, CDs, DVDs. Não devem ser inseridos links diretos para portais de vídeo e áudio, e sim, as orientações sobre como pode ser realizada a busca do vídeo (apontando palavras-chave que o(a) leitor(a) deve digitar para chegar ao resultado em sites/apps como o YouTube ou o Spotify).

Para ser submetido, o artigo deve ter extensão de 18.000 a 25.000 caracteres, com espaço, considerando título, resumo, abstract, palavras-chave e texto, e deve seguir um modelo específico de formatação de acordo com o template disponível na seção Diretrizes para autores.

A todas as obras publicadas é designado e ativado um DOI no momento da publicação.

 

Processo de Avaliação pelos Pares (arbitragem)

O processo de avaliação dos manuscritos enviados para a Revista Música na Educação Básica é por pares às cegas e consta de duas etapas.

1. Avaliação preliminar pelas/os editoras/es
Nesta etapa, são examinados:
- a adequação do trabalho à linha editorial da revista;
- o cumprimento das normas de submissão do manuscrito;
- o atendimento às boas práticas éticas do periódico; e
- a existência de trechos de texto que indiquem plágio por meio da análise do software Similarity Check, da Crossref. 

Uma decisão de não-aceite implica na produção de um parecer editorial com orientações para alteração do texto, enviado às/aos autoras/es, de modo a possibilitar a adequação do manuscrito para uma futura submissão. Caso o plágio seja detectado, o texto é retirado do processo de avaliação e devolvido ao(s) proponente(s).

A decisão de aceite conduz à próxima etapa do processo editorial.

2. Revisão duplo-cega por pares com avaliadoras/es externos
Nesta etapa, as/os editoras/es designam pareceristas externos para a leitura e a análise do manuscrito. De modo a garantir uma revisão por pares ética e significativa para a qualificação dos manuscritos, as/os editoras/es não designam avaliadoras/es externos que tenham um potencial conflito de interesses com as/os autoras/es. São designadas/os duas/dois pareceristas; caso haja pareceres contraditórios, poderá ser solicitada uma terceira avaliação externa.

Nessa etapa, as/os avaliadoras/es avaliam:
- a relevância do trabalho para a área;
- a organização e a coerência do texto;
- a adequação e a atualização do enquadramento teórico de base;
- a consistência entre o referencial teórico-metodológico e as proposições pedagógico-musicais apresentadas; e
- o potencial impacto das propostas musicais para a construção, a ampliação e o fortalecimento de múltiplas possibilidades de educação musical nas escolas brasileiras.

Tais aspectos são utilizados para guiar a elaboração de um parecer escrito, o qual pode ser opcionalmente complementado por documentos suplementares, tais como uma versão do manuscrito com comentários no corpo do texto.

As/os editoras/es recebem os pareceres escritos pelo grupo de avaliadoras/es designadas/os e, após a análise do cumprimento das Orientações para avaliadores nos pareceres, tomam uma decisão editorial, que é em seguida repassada às/aos autoras/es:
- Aceitar: o manuscrito foi considerado apto para publicação na Revista com a necessidade de revisões mínimas (as quais, após alteração, serão avaliadas pelas/os editoras/es);
- Correções obrigatórias: o manuscrito foi considerado potencialmente apto para publicação na Revista, mas com a necessidade de revisões extensas (as quais, após alteração, serão avaliadas novamente pelas/os pareceristas externas/os, em uma nova rodada de avaliação e de emissão de pareceres);
- Submeter novamente para avaliação: o manuscrito não tem condição de ser publicado na Revista. No entanto, os pareceres são enviados para possibilitarem a qualificação do texto para uma futura submissão (a atual submissão é arquivada no sistema).

A critério da equipe editorial, os artigos podem ser aceitos condicionalmente para publicação em números posteriores da Revista. A revista reserva-se o direito de devolver aos autores os textos fora dos padrões descritos.

A etapa final do processo editorial implica no envio do manuscrito aceito para Revisão de língua portuguesa e Editoração, em procedimentos que são conduzidos pelas/os editoras/es com contínuo acompanhamento das/os autoras/es para avaliação de possíveis revisões. Após a avaliação final do artigo finalizado pelas/os autoras/es e pelas/os editoras/es, o texto é publicado.

A partir do momento em que o texto é aceito para publicação, as/os autoras/es devem preencher uma Declaração de originalidade, em documento específico encaminhado pela equipe editorial, atestando:
- que o artigo é original e que não foi submetido a publicação em outros periódicos; e
- que o texto e as imagens a ele associados são de inteira responsabilidade da/o autor/a, incluindo a adequada menção a obras citadas de outras/os autoras/es.

No momento da publicação, as/os editoras/es atribuem e ativam imediatamente um endereço DOI ao artigo.

O fluxo editorial é representado no diagrama abaixo.

Fluxo editorial Revista MEB

 

Prazos médios de publicação

O tempo médio entre o recebimento e a aprovação dos manuscritos é de aproximadamente 80 dias.
O tempo médio entre o recebimento e a publicação é de aproximadamente 160 dias.
As datas de submissão, aprovação e publicação são indicadas na página inicial de cada artigo.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Música na Educação Básica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Processo de preservação digital (arquivamento)

A Revista Música na Educação Básica é hospedada no portal da Associação Brasileira de Educação Musical, o que garante a preservação de conteúdo digital da revista por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP PN.

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Música na Educação Básica não cobra taxas para a submissão ou publicação dos textos, tampouco pelos processos de avaliação, revisão ou download. Para a publicação dos trabalhos aprovados, é necessário que autores e coautores sejam sócios da ABEM e estejam com a anuidade em dia.

 

 

Saiba mais sobre a declaração de ética, transparência e boas práticas no menu Princípios Éticos e Boas Práticas.

Consulte informações detalhadas sobre o foco e o escopo, a periodicidade, o ISSN, a entidade editora e os editores no menu Sobre a Revista.