Orientações para avaliadores

A Revista Música na Educação Básica é uma publicação voltada a professores que atuam na educação básica, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em propostas práticas para o trabalho com educação musical em sala de aula.

Os artigos devem articular proposições pedagógico-musicais para a sala de aula com referencial teórico-metodológico consistente, oferecendo subsídios para construir, ampliar e fortalecer múltiplas possibilidades de educação musical nas escolas brasileiras.

A organização dos textos deve seguir as orientações listadas abaixo, apresentando
propostas de atividades conectadas com reflexões teóricas:

- Textos com linguagem acessível, dirigidos a um público não necessariamente habituado à leitura de textos acadêmicos.

- Artigos que contenham, obrigatoriamente, uma proposta de prática musical voltada à sala de aula (atividades, exercícios) e reflexão teórica, incluindo discussão de implicações desse tipo de trabalho para a educação musical escolar. É importante não confundir essa proposta com relatos de experiência!

- Artigos elaborados de forma visualmente atraente, com o uso de figuras, tabelas, gráficos, diagramas, fotos e caixas de texto para ilustrar o conteúdo. Nas orientações aos/às autores/as, sugere-se a indicações de materiais para consulta ou leituras complementares do tipo “Para saber mais”, “Dica”, “Para escutar”, incluindo sugestões de publicações, sites e materiais audiovisuais, entre outros.


O envio do parecer avaliativo se dá pelo sistema OJS em três etapas:

1) Redação de um parecer escrito, em forma de texto, com dois campos para preenchimento: considerações para Editor e Autor, e considerações apenas para o Editor.

2) Envio (opcional) de um arquivo com o texto original adicionado de comentários avaliativos. Neste caso, é essencial remover os dados de autoria antes de incluir o documento no sistema.

3) Seleção da recomendação editorial. São cinco as recomendações possíveis:
- Aceitar: o parecerista avalia o editor e o/a autor/a que o artigo foi considerado apto para publicação na Revista sem a necessidade de qualquer correção ou revisão.
- Correções obrigatórias: o parecerista avalia que o/a autor/a deve fazer pequenas revisões (que devem ser detalhadamente explicadas no texto do parecer) que o editor pode aprovar sem ser necessário enviar novamente para uma nova rodada de avaliação.
- Submeter novamente para avaliação: o parecerista avalia que o/a autor/a deve fazer revisões e correções que dependem de uma nova rodada de avaliação por pareceristas ad-hoc.
- Submeter a outra revista: o parecerista avalia que o artigo tem potencial de publicação em outro periódico, pois não atende ao escopo da Revista MEB.
- Rejeitar: o parecerista avalia que o artigo não tem potencial de publicação; a submissão será removida no processo editorial.
- Ver comentários: na Revista MEB, esta recomendação é entendida como análoga à de "Correções obrigatórias".

O parecer deve ser redigido com base nos pontos elencados, sintetizando as conclusões acerca da avaliação do trabalho, indicando inclusive as alterações que devem ser realizadas no texto. O parecer deve ser o mais completo e detalhado possível para que o/a autor/a possa atender as solicitações de revisão e de correção, e para que saiba as razões objetivas pelas quais o trabalho foi aprovado ou reprovado.

É essencial que os/as pareceristas conheçam as Orientações aos autores e o conteúdo do template para os artigos da Revista, disponível em: https://abem.mus.br/revista-meb-template/.