Sobre a Revista
Foco e Escopo
Música na Educação Básica (MEB) é uma publicação voltada à produção de material didático, dirigida a professores e professoras que atuam na educação básica, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em propostas pedagógicas para o trabalho com educação musical em sala de aula.
Os artigos buscam articular proposições pedagógico-musicais para a sala de aula com referencial teórico-metodológicos consistentes, oferecendo subsídios para construir, ampliar e fortalecer múltiplas possibilidades de educação musical nas escolas brasileiras. O periódico recebe textos inéditos, em português, e publica também trabalhos encomendados que possam contribuir com a área.
A Revista Música na Educação Básica tem classificação A2 no índice de estratificação do sistema Qualis Periódicos. O processo de submissão e de avaliação de artigos é realizado por meio do OJS (Open Journal Systems). A submissão é por fluxo contínuo.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos artigos enviados para a revista Música na Educação Básica consta de duas etapas:
- Avaliação preliminar pelos editores que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista.
- Consulta cega a pareceristas ad hoc.
Modificações, oriundas dos processos de avaliação e revisão, serão solicitadas e efetuadas em consenso com o(s) autor(es). A critério do Conselho Editorial, artigos podem ser aceitos condicionalmente para publicação em números posteriores da Revista.
A revista reserva-se o direito de devolver aos autores os textos fora dos padrões descritos. A submissão de trabalhos implica autorização para publicação e cessão gratuita de direitos autorais. Ressalta-se que os trabalhos publicados e a veiculação de imagens são de inteira responsabilidade dos autores.
Para a publicação dos trabalhos aprovados, é necessário que autores e coautores sejam sócios da Abem e estejam com a anuidade em dia.
Periodicidade
Anual.
Política de Acesso Livre
A revista Música na Educação Básica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A revista Música na Educação Básica é uma publicação da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) iniciada em 2009. Tem um conjunto de 13 edições e mais de 90 artigos com propostas pedagógicas pensadas para o contexto do ensino de música na educação básica.