Sonorizando histórias e discutindo a educação musical na formação e nas práticas de pedagogas

Autores

  • Kelly Werle Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).

Resumo

O texto traz contribuições para sepensar a formação e a atuação musical e pedagógico-musical de professoras da educaçãoinfantil e anos iniciais do ensino fundamental,tendo sido originado a partir da conclusãode uma dissertação de mestrado vinculadaao PPGE/UFSM. Apresenta como objetivodiscutir a educação musical na formaçãoacadêmico-profissional do curso de Pedagogia,bem como dialogar sobre a possibilidadede trabalhar com a educação musical a partirde histórias sonorizadas, prática adotada porestagiárias da Pedagogia/UFSM, no decorrer dapesquisa de mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Werle, Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Federal de Santa Maria(PPGE/UFSM). Mestre em Educação pelo PPGE/UFSM (2010) e graduada em Pedagogia pela mesmauniversidade (2008). Atua como coordenadorapedagógica do Núcleo de Educação Infantil IpêAmarelo da UFSM e como professora no curso dePós-Graduação em Educação Infantil/UFSM. Desenvolvepesquisas relacionadas à educação musicalna formação acadêmico-profissional de professoresda educação infantil e anos iniciais, bemcomo à educação musical na educação infantil.Participa do grupo de pesquisa Formação, Açãoe Pesquisa em Educação Musical (Fapem) e doGrupo de Investigação e Estudos Contemporâneosem Educação e Infância, ambos na UFSM.

Referências

BELLOCHIO, C. R. A educação musical nas séries

iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo

junto às práticas cotidianas do professor. Tese

(Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Alegre, 2000.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho

Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de

Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para

o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.

br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 1

jun. de 2009.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia

para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.769, de

de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de

de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases

da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade

do ensino da música na educação básica. Brasília,

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm>.

Acesso em: 15 abr. 2011.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional

de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução

nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes

Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

de 9 (nove) anos. Brasília, 2010. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_

docman&task=doc_download&gid=7246&Itemid=>.

Acesso em: 1 fev. 2011.

BRITO, T. A. de. Música na educação infantil: propostas

para a formação integral da criança. São Paulo:

Peirópolis, 2003.

CORREA, A. N. Programa LEM: tocar e cantar: um

estudo acerca de sua inserção no processo músicoformativo

de unidocentes da Pedagogia/UFSM. Dissertação

(Mestrado em Educação)–Centro de Educação,

Universidade Federal de Santa Maria, Santa

Maria, 2008.

DINIZ-PEREIRA, J. A formação acadêmico-profissional:

compartilhando responsabilidades entre universidades

e escolas. In: EGGERT, E. et al. Trajetória e

processos de ensinar e aprender: didática e formação

de professores. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.

p. 253-266.

FIGUEIREDO, S. L. F. de.; SCHMIDT, L. M. Refletindo

sobre o talento musical na perspectiva de sujeitos

não-músicos. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES

MUSICAIS, 4., 2008, São Paulo. Anais… São

Paulo: Simcam, 2008. Disponível em:

fflch.usp.br/dl/simcam4/anais_simcam4.htm>. Acesso

em: 10 abr. 2009.

FURQUIM, A. S. dos S. A formação musical de professores

em cursos de Pedagogia: um estudo das

universidades públicas do Rio Grande do Sul. Dissertação

(Mestrado em Educação)–Centro de Educação,

Universidade Federal de Santa Maria, Santa

Maria, 2009.

GIRARDELLO, G. Voz, presença e imaginação: a narração

de histórias e as crianças pequenas. In: FRITZEN,

C.; CABRAL, G. (Org.). Infância: imaginação e

educação em debate. Campinas: Papirus, 2007. p.

-57. (Coleção Ágere).

Guia prático para professores - Especial. Música 1.

Revista do educador. Edição n° 7. São Paulo: Editora

Lua, 2006. Acompanha Cd de canções infantis.

OESTERREICH, F. A história da disciplina de música

no curso de Pedagogia da UFSM (1984-2008). Dissertação

(Mestrado em Educação)–Centro de Educação,

Universidade Federal de Santa Maria, Santa

Maria, 2010.

SPANAVELLO, C. da S. A educação musical nas práticas

educativas de professores unidocentes: um estudo

com egressos da UFSM. Dissertação (Mestrado

em Educação)–Centro de Educação, Universidade

Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

WERLE, K. A música no estágio supervisionado

da Pedagogia: uma pesquisa com estagiárias da

UFSM. Dissertação (Mestrado em Educação)-Centro

de Educação, Universidade Federal de Santa Maria,

Santa Maria, 2010.

Downloads

Publicado

30-09-2011

Como Citar

Werle, K. (2011). Sonorizando histórias e discutindo a educação musical na formação e nas práticas de pedagogas. Música Na Educação Básica, 3(3). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/40