Era uma vez… Entre sons, músicas e histórias
Resumo
O texto apresenta ideias para oensino de música na educação básica a partirda sonorização de histórias, sendo abordadasdiferentes perspectivas para o trabalho doprofessor especialista e não especialista emmúsica. Atividades com histórias são um meioeficiente de desenvolver conteúdos musicais,envolvendo e motivando as crianças para ofazer musical. A proposta possibilita integrardiferentes tipos de histórias a atividadesde composição, apreciação e performance,potencializando o desenvolvimento daexpressão, percepção, interpretação ecriatividade em música. As históriassonorizadas representam ainda um meiode articular as linguagens artísticas em umaproposta curricular integrada.Downloads
Referências
BOZZETTO, A. A música do Bambi: da tela para a aula de piano. In: SOUZA, J. (Org.).
Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 107-118.
BERGMANN, L.; TORRES, M. C. Vamos cantar histórias? Revista Conjectura, v. 14, n. 2,
p. 187-201, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/
conjectura/article/view/23/22>. Acesso em: 28 nov. 2010.
BRITO, T. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2.
ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FRANÇA, C. Sopa de letrinhas: notações analógicas (des) construindo a forma musical.
Música na Educação Básica, n. 2, p. 8-21, 2010.
FREDERICO, R. O conto sonoro, uma forma de explorar a escrita musical. In: CONGRESSO
DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais… Campinas: Unicamp,
Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/
sem13pdf/sm13ss18_02.pdf.>. Acesso em: 30 nov. 2010.
MARIANI, S. Émile Jacques-Dalcroze. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em
educação musical. Cuiritiba: Ibpex, 2011. p. 25-54.
MATTE, A. C. F. Abordagem semiótica de histórias e canções em discos para crianças:
o disco infantil e a imagem da criança. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística
Geral)–Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo,
São Paulo, 1998.
SCHAFER, M. A afinação do mundo. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo:
Unesp, 2001.
