Era uma vez… Entre sons, músicas e histórias

Autores

  • Maria Cristiane Deltregia Reys Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

O texto apresenta ideias para oensino de música na educação básica a partirda sonorização de histórias, sendo abordadasdiferentes perspectivas para o trabalho doprofessor especialista e não especialista emmúsica. Atividades com histórias são um meioeficiente de desenvolver conteúdos musicais,envolvendo e motivando as crianças para ofazer musical. A proposta possibilita integrardiferentes tipos de histórias a atividadesde composição, apreciação e performance,potencializando o desenvolvimento daexpressão, percepção, interpretação ecriatividade em música. As históriassonorizadas representam ainda um meiode articular as linguagens artísticas em umaproposta curricular integrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Deltregia Reys, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestre em Educação pela Universidade Federal deSanta Maria (UFSM), licenciada em Música pela mesmauniversidade e bacharel em Música – violoncelo pelaUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolvetrabalhos voltados ao ensino de música na escolabásica, ensino instrumental e formação de professores.Faz parte do grupo de pesquisa (CNPq) Formação, Açãoe Pesquisa em Educação Musical (Fapem) e Projeto Artena Escola – polo UFSC. É professora do Colégio de Aplicaçãoda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BOZZETTO, A. A música do Bambi: da tela para a aula de piano. In: SOUZA, J. (Org.).

Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 107-118.

BERGMANN, L.; TORRES, M. C. Vamos cantar histórias? Revista Conjectura, v. 14, n. 2,

p. 187-201, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/

conjectura/article/view/23/22>. Acesso em: 28 nov. 2010.

BRITO, T. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 2.

ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.

FRANÇA, C. Sopa de letrinhas: notações analógicas (des) construindo a forma musical.

Música na Educação Básica, n. 2, p. 8-21, 2010.

FREDERICO, R. O conto sonoro, uma forma de explorar a escrita musical. In: CONGRESSO

DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais… Campinas: Unicamp,

Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/

sem13pdf/sm13ss18_02.pdf.>. Acesso em: 30 nov. 2010.

MARIANI, S. Émile Jacques-Dalcroze. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em

educação musical. Cuiritiba: Ibpex, 2011. p. 25-54.

MATTE, A. C. F. Abordagem semiótica de histórias e canções em discos para crianças:

o disco infantil e a imagem da criança. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística

Geral)–Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo,

São Paulo, 1998.

SCHAFER, M. A afinação do mundo. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo:

Unesp, 2001.

Downloads

Publicado

30-09-2011

Como Citar

Reys, M. C. D. (2011). Era uma vez… Entre sons, músicas e histórias. Música Na Educação Básica, 3(3). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/39