Minha voz, tua voz: falando e cantando na sala de aula

Autores

  • Cláudia Ribeiro Bellochio Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Resumo

A voz, um dos instrumentos decomunicação com o mundo, tem sido utilizadanos planejamentos de escolas de educaçãobásica como mediadora das relações entre ascrianças/os estudantes e a música. Descobrira voz e entendê-la um pouco melhor, em suaprodução e suas possibilidades de utilizaçãoem sala de aula é o objetivo deste artigo,destinado, principalmente, a professores eprofessoras que atuam na educação infantile nos anos iniciais do ensino fundamental,egressos de nível médio (normal) e superior(pedagogia). O desafio é compreender melhora voz, a desafinação vocal e pensar "umchumaço" de experiências pedagógicas queenlacem a voz e a fala na educação musical empráticas docentes de professores e professorasnão especialistas em música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Ribeiro Bellochio, Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora doutora associada do Departamentode Metodologia do Ensino da UniversidadeFederal de Santa Maria (UFSM). Professora eorientadora no Programa de Pós-Graduação emEducação da UFSM – Mestrado e Doutorado.Pesquisadora do CNPq – PQ1. Editora e presidentedo conselho editorial da Revista Educação(UFSM). Líder do grupo de pesquisa Formação,Ação e Pesquisa em Educação Musical (Fapem).

Referências

BONDIÁ, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira

de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

CISZEVSKI, W. S. Notação musical não-tradicional: possibilidade de criação e expressão

musical na educação infantil. Música na Educação Básica, n. 2, p. 22-33,

GALEANO, E. As palavras andantes. 5. ed. Porto Alegre: L&PM, 2007.

MACHADO, A. M. Delícias e gostosuras. São Paulo, Salamandra, 2005.

MEIRELES, C. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

PARIZZI; B. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios às

canções transcendentais. Revista da Abem, n. 15, p. 39-48, set. 2006.

PEREIRA, M. V. Carta convite para escrita. 2010. Manuscrito (arquivo pessoal).

SCHMELING, A.; TEIXEIRA, L. Explorando possibilidades vocais: da fala ao canto.

Música na Educação Básica, n. 2, p. 74-87, 2010.

SCHAFER, M. O ouvido pensante. Trad. Marisa Fonterrada. São Paulo: Editora

Unesp, 1991.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para escola. Porto Alegre:

Sulina, 2005. Acompanha 1 CD. (Coleção Músicas).

TOMAZZETTI, C. T. A voz profissional do professor: instrumento de trabalho ou problema

no trabalho? 2003. Dissertação (Mestrado em Educação)–Centro de Educação,

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.

VIEIRA, M. M. Voz e relação educativa. Porto: Afrontamento, 1996.

Downloads

Publicado

30-09-2011

Como Citar

Bellochio, C. R. (2011). Minha voz, tua voz: falando e cantando na sala de aula. Música Na Educação Básica, 3(3). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/38