Sfuuuuu! Schiiii! Bum! Ploft! Balões na aula de música

Autores

  • Juciane Araldi
  • Vania Malagutti Fialho

Resumo

Este texto propõe o uso de balõescomo instrumento musical. As propostas sãofundamentadas no uso de diferentes sons paraa execução e criação musical. As sugestões deatividades foram desenvolvidas para o uso emsala de aula, pensando na educação básica eenvolvendo toda a turma. Propomos práticasmusicais que envolvem a exploração sonora, acriação e execução musical, a leitura e escritade partituras, além de ideias para registroaudiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciane Araldi

Mestre em Música pela Universidade Federaldo Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada emMúsica pela Escola de Música e Belas Artes doParaná (Embap) e Educação Artística pela UniversidadeFederal do Paraná (UFPR). Professorada Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculadaao Departamento de Educação Musical.Atua na área de educação musical nas temáticas:educação musical e tecnologia; aprendizagemmusical de DJs; formação docente em música.

Vania Malagutti Fialho

Doutoranda e mestre em Música/Educação Musicalpela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul (UFRGS). Professora do Departamentode Música da Universidade Estadual de Maringá(UEM). Membro da diretoria da AssociaçãoBrasileira de Educação Musical (Abem) – gestão2009-2011. Coautora do livro Hip hop: da rua paraescola (Sulina, 2005). Atua na área de educaçãomusical nas temáticas: música e juventude, músicae comunidade, formação docente em música.

Referências

FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Fazendo rap na escola. Música na Educação Básica, v.

, n. 1, p. 76-82, 2009. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.

br/noticia_revista_musica_escola.html>. Acesso em: 10 abr. 2011.

GOODMAN, E. Lady Gaga: critical mass fashion. [S.l.]: St. Martin’s Press, 2010.

IAZZETTA, F. A importância dos dedos para a música feita nas coxas. In: CONGRESSO

NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

EM MUSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Anppom,

p. 1238-1245. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/

papers/anppom_2005.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011.

KIM, D. Lady Gaga: a revolução do pop. São Paulo: Globo, 2010.

SEVERO, M. F. Queen magic works. São Paulo: Mandacaru, 2010.

SOUZA, J. Sobre as múltiplas formas de ler e escrever música. In: NEVES, I. C. B.

et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 4. ed. Porto Alegre: Editora

da UFRGS, 2003. p. 207-216.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para escola. Porto Alegre:

Sulina, 2008.

Downloads

Publicado

30-09-2011

Como Citar

Araldi, J., & Fialho, V. M. (2011). Sfuuuuu! Schiiii! Bum! Ploft! Balões na aula de música. Música Na Educação Básica, 3(3). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/37