Sfuuuuu! Schiiii! Bum! Ploft! Balões na aula de música
Resumo
Este texto propõe o uso de balõescomo instrumento musical. As propostas sãofundamentadas no uso de diferentes sons paraa execução e criação musical. As sugestões deatividades foram desenvolvidas para o uso emsala de aula, pensando na educação básica eenvolvendo toda a turma. Propomos práticasmusicais que envolvem a exploração sonora, acriação e execução musical, a leitura e escritade partituras, além de ideias para registroaudiovisual.Downloads
Referências
FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Fazendo rap na escola. Música na Educação Básica, v.
, n. 1, p. 76-82, 2009. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.
br/noticia_revista_musica_escola.html>. Acesso em: 10 abr. 2011.
GOODMAN, E. Lady Gaga: critical mass fashion. [S.l.]: St. Martin’s Press, 2010.
IAZZETTA, F. A importância dos dedos para a música feita nas coxas. In: CONGRESSO
NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
EM MUSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Anppom,
p. 1238-1245. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/
papers/anppom_2005.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011.
KIM, D. Lady Gaga: a revolução do pop. São Paulo: Globo, 2010.
SEVERO, M. F. Queen magic works. São Paulo: Mandacaru, 2010.
SOUZA, J. Sobre as múltiplas formas de ler e escrever música. In: NEVES, I. C. B.
et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 4. ed. Porto Alegre: Editora
da UFRGS, 2003. p. 207-216.
SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para escola. Porto Alegre:
Sulina, 2008.
