Ecos: educação musical e meio ambiente
Resumo
Meio ambiente é um dos temastransversais mais prementes da educaçãoe, portanto, conteúdo obrigatório tambémda educação musical. Esses dois camposdo conhecimento convergem em diversospontos, que podem ser percebidos em trêseixos: o pragmático, o da paisagem sonorae o ético-estético. Por meio de atividadesde apreciação musical, construção deinstrumentos, sonorização e criação, eda discussão sobre temas como ecologiasonora, acústica, tecnologia e saúdepode-se promover a valorização dosprodutos naturais e culturais assim comoo senso de pertencimento e a educação dasensibilidade visando o desenvolvimentoético e estético.Downloads
Referências
AZEVEDO, F. A.; VALENÇA, M. Z. Por uma ética e
uma estética ambientais. Revista Intertox de Toxicologia,
Risco Ambiental e Sociedade, v. 2, n. 1, p.
-42, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros
curriculares nacionais: meio ambiente/saúde.
Brasília, 1997.
______. Secretaria de Educação Ambiental. Parâmetros
curriculares nacionais: meio ambiente/saúde.
Brasília, 1998.
______. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional
de Educação Ambiental – ProNEA. Brasília,
BRITO, T. A. Música na educação infantil: propostas
para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis,
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.
DIAS, G. F. Educação Ambiental princípios e práticas.
ed. rev. e amp. São Paulo: Gaia, 2000.
DREW, H. O meu primeiro livro de música. Porto:
Civilização, 1993.
FONTERRADA, M. T. O. Música e meio ambiente:
ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
FRANÇA. C. C. Para fazer música: v. 1. Belo Horizonte:
Editora UFMG, 2008.
______. Para fazer música: v. 2. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2010.
GRIMSHAW, C. Som: uma jornada que transforma o
silêncio em som. São Paulo: Callis, 1998.
REINACH, F. A longa marcha dos grilos canibais e
outras crônicas sobre a vida no planeta Terra. São
Paulo: Schwarz; Companhia das Letras, 2010.
SCHAFER, M. O ouvido pensante. Tradução de Marisa
Fonterrada, Magda Gomes da Silva e Maria Lúcia
Pascoal. São Paulo: Unesp, 1991.
SCHAFER, M. A afinação do mundo. Tradução de
Marisa Fonterrada. São Paulo: Unesp, 1997.
SILVA, M. A. a paisagem sonora e sua relação com
o ensino de música: breve relato acerca da pesquisa.
Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia
Sonora GEPES/UFMA, n. 2, 2010. Disponível em:
<http://br.groups.yahoo.com/group/gepesufma>.
Acesso em: 5 fev. 2010.
SWANWICK, K. Musical knowledge: intuition, analysis
and music education. London: Routledge, 1994.
______. Teaching music musically. London: Routledge,
VAZ, A. Poluição sonora, um inimigo invisível. 2009.
Disponível em: <http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?
menuid=6&cid=26398&bl=1&viewall=true>. Acesso
em: 5 fev. 2010.
