Música, poesia e poemas: possibilidades para a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB141704

Palavras-chave:

Música, Poemas, Confluência das Artes

Resumo

O texto propõe a exploração criativa do encontro entre música e poemas na sala de aula, e baseia-se no ideal de Confluência das Artes, de Murray Schafer (2002; 2011). As sugestões podem ser realizadas com estudantes do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio, e da Educação de Jovens e Adultos, se observadas as adequações que se fizerem necessárias a cada grupo. Trata-se de um processo, e sugere-se que as atividades ocorram no decorrer de um conjunto de aulas. Assim, as propostas, abertas e flexíveis, visam o protagonismo dos estudantes, por meio da educação musical criativa, na sua interface com outras artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Malaquias-Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor-artista; Doutorando em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e período sanduiche na Universidade NOVA de Lisboa, Portugal; Mestre em Música (Diploma Accademico di II Livello em Flauta Transversal) pelo Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi di Milano, Itália (2014); Licenciado em Música (Flauta Transversal) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Muito interessado na interação entre as várias modalidades artísticas, especialmente no que tange à música e às artes cênicas. Possui experiência no ensino de música em todos os níveis; na execução de repertório orquestral, de câmara e popular; na direção musical de espetáculos; na preparação musical de coros e grupos de atores; na criação de música cênica; e na musicalização infantil.
http://lattes.cnpq.br/1692124720869623

Referências

ATAÍDE, Cleyson Rodrigues; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Caminhos históricos da legislação brasileira em arte e música. Revista da FUNDARTE. Montenegro, v. 58, n. 58, p. 1-24, e1310, 2024. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br. Acesso em: 24 jan. 2025.

BEINEKE, Viviane. Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais. Educação. Santa Maria, Santa Maria, v. 37, n. 01, p. 45-60, abr. 2012. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442012000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 07 mai. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025. Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 3, 13. jan. 2025.

CUADROS Sonoros: Cotidiáfonos Vol. 1. Intérprete: Judith Akoschky. Compositora: Judith Akoschky. Argentina: Tarka, 2012. 1 álbum (35’12’’).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. “Escutativa”: o entrelaçamento entre música, paisagem sonora e qualidade de vida. Pista: Periódico Interdisciplinar [Sociedade Tecnologia Ambiente], v. 4, n. 1, p. 6-22, 2022. Disponível em: <https://periodicos.pucminas.br/pista/article/view/28790>. Acesso em: 07 mai. 2025.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2016.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Odilon Morais. São Paulo: Global, 2012.

MUCCI, Laene Teixeira. Declamátor: o declamador. Ponte Nova: Graffcor, 2015.

MUDANÇA de hábito 2: mais loucuras no convento. Direção: Bill Duke. Produção: Scott Rudin; Dawn Steel. Estados Unidos: Buena Vista Pictures, 1993. DVD (1h47min).

O POEMA é a fruta. Intérprete: Rubinho do Vale. Compositores: Francisco Marques; Rubinho do Vale. In: INVENTA. Intérprete: Rubinho do Vale. Belo Horizonte: M. Jardim Produções artísticas, 2014. 1 álbum (1’26’’).

SCHAFER, Murray. Patria: the complete cycle. Toronto: Coach House Books, 2002.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp. 2011.

SCHAFER, Murray. Vozes da tirania: templos do silêncio. São Paulo: Editora Unesp. 2019.

SCHAFER, Murray. Ouvir cantar: 75 exercícios sobre ouvir e criar música. São Paulo: Editora Unesp. 2019.

TRÊS coisas. Intérpretes: Hermeto Pascoal e Grupo. Compositores: Hermeto Pascoal; Mario Lago. In: FESTA dos deuses. Intérpretes: Hermeto Pascoal e Grupo. Europa: Polygram/Philips, 1992. 1 CD (1’42’’).

Downloads

Publicado

29-05-2025

Como Citar

Malaquias-Alves, F. (2025). Música, poesia e poemas: possibilidades para a sala de aula. Música Na Educação Básica, 14(17), e141704. https://doi.org/10.33054/MEB141704