Crianças autistas em minhas aulas de música! E agora?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB141702

Palavras-chave:

Educação Musical, Autismo, Música na Infância

Resumo

Como acolher crianças autistas em aulas de música? Nesse trabalho, por meio de práticas pedagógico-musicais oriundas de pesquisa de doutorado, de nossa experiência com crianças autistas e de revisão na literatura especializada sobre o tema, buscamos reunir orientações e atividades que certamente contribuirão para atuação docente com esse público. Desse modo, destacamos aspectos gerais relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), sugerimos um protocolo para avaliação da criança autista, apontamos algumas estratégias pedagógicas válidas para a prática docente e apresentamos atividades que poderão servir de inspiração para os professores que atuam na Educação Infantil. É também nossa intenção possibilitar uma reflexão sobre a necessidade de uma educação musical significativa para todos, sem exceção!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa de Souza Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Teresa de Souza Neves é educadora musical. Doutoranda em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música na Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Música pela mesma instituição. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros. Licenciada em Artes – ênfase: Música/Piano pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa MUSICOG – Música, Cognição e Desenvolvimento Humano (CNPq).

http://lattes.cnpq.br/6417425249982432 

Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Betânia Parizzi é educadora musical e pianista. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG e Pós-Doutorado pela Université Paris-Diderot. Professora Associada da Escola de Música da UFMG, onde atua na Graduação e na Pós-Graduação. Desenvolve pesquisas sobre música, cognição, pedagogia do piano e formação do professor de música. Líder do Grupo de Pesquisa MUSICOG – Música, Cognição e Desenvolvimento Humano (CNPq).

http://lattes.cnpq.br/7576459260804816

Referências

APA – AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

DRUMMOND, Elvira. Descobrindo sons: educação musical infantil – [Manual do professor]. Volume 1. Fortaleza, CE: LMiranda Editora, 2009.

HAMMEL, Alice M.; HOURIGAN, Ryan M. Teaching Music to Students with Autism. Second edition. New York: Oxford University Press, 2020.

KUPFERSTEIN, Henny; RANCER, Susan. Perfect Pitch in the key of Autism. A guide for Educators, Parents, and the musically gifted. iUniverse, 2016.

NEVES, Maria Teresa; PARIZZI, Betânia; FREIRE, Marina; NUNES, Natália. Tocando do jeito delas: o piano como instrumento musicalizador de crianças com transtorno do espectro do autismo. 8º Nas Nuvens...Congresso de Música. Belo Horizonte – MG – de 01 a 08 de dezembro de 2022. p. 1-12. Anais ISSN 2675-8105

OCKELFORD, Adam. Commentary: Special Abilities, Special Needs. In: MCPHERSON, Gary E.; WELCH, Graham. Special needs, community music, and adult learning: an Oxford handbook of music education, Volume 4, New York, NY: Oxford University Press, 2018.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; Parizzi, Betânia. Protocolo Organizador de Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0102, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0102.

OLIVEIRA, Gleisson; PARIZZI, Betânia. Educação Musical e Autismo. In: OLIVEIRA, Gleisson; FREIRE, Marina; PARIZZI, Betânia; SAMPAIO, Renato. Música e Autismo: Ideias em contraponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022, p.133-154.

PARLATO-OLIVEIRA, E. Psicanálise e autismo: o que nos fala este sujeito. In: OLIVEIRA, G.; FREIRE, M.; PARIZZI, B.; SAMPAIO, R. Música e Autismo: Ideias em contraponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022, p. 57-75.

PARIZZI, Betânia; SANTIAGO, Diana. Música e Desenvolvimento Humano – Práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Langage, 2022.

SCOTT, Sheila J. Music Education for Children with Autism Spectrum Disorder. Oxford University Press, United States of America, 2017.

SUZART, Carla. Atividades sensoriomusicais no contexto hospitalar infantil - relato, reflexões e prática. In: PARIZZI, Betânia; SANTIAGO, Diana. Música e Desenvolvimento Humano: Práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2022, p. 143-166.

Downloads

Publicado

16-06-2025

Como Citar

Neves, M. T. de S., & Parizzi, B. (2025). Crianças autistas em minhas aulas de música! E agora?. Música Na Educação Básica, 14(17), e141702. https://doi.org/10.33054/MEB141702