O corpo, o som e o digital: 3 atividades para aplicativos para smartphone
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB141701Palavras-chave:
Aplicativos, Tecnologias da música, Percussão corporalResumo
Este artigo apresenta 3 atividades que podem ser realizadas por meio dos aplicativos de smartphone Groove box e Music Maker Jam. As práticas envolvem o aprendizado da subdivisão rítmica, o desenvolvimento da percepção dos timbres dos instrumentos e a motivação de aspectos criativos na expressão de imagens sugeridas pelos trechos musicais. Os elementos centrais são conceitos musicais como o timbre, a duração, o andamento e a criação. Os novos recursos disponíveis nas tecnologias digitais têm a possibilidade de aproximar os jovens das possibilidades de criação e performance no âmbito da música. Tais possibilidades podem ser incorporadas por professores que integram a educação básica com o intuito de ampliar as alternativas de aprendizado em sala de aula.
Downloads
Referências
BELTRAME, Juciane. A. Práticas e aprendizagens de produtores musicais: aspectos de uma educação musical emergente na cultura digital e participativa. Revista da Abem, vol. 26, no. 41, p. 40–55, 2018.
CAYARI, Christopher. Connecting music education and virtual performance practices from YouTube. Music Education Research, vol. 20, no. 3, p. 360–376, 2018.
CERNEV, Francine. Kemmer. Aprendizagem Musical Colaborativa Mediada Pelas Tecnologias Digitais: Uma Perspectiva Metodológica Para O Ensino de Música. Revista da Abem, vol. 26, no. 40, p. 23–40, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze: a música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 25-54.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências. Brasília: MusiMed, 2013.
TOBIAS, Evan. Toward Convergence: Adapting Music Education to Contemporary Society and Participatory Culture. Music Educators Journal, vol. 99, no. 4, p. 29–36, 2013.
WALDRON, Janice. User-Generated Content, YouTube, and Participatory Culture on the Web: Music Learning and Teaching in Two Contrasting Online Communities. Music Education Research, vol. 15, no. 3, p. 257–274, 2013a.
WALDRON, Janice. YouTube, fanvids, forums, vlogs and blogs: Informal music learning in a convergent on- and offline music community. International Journal of Music Education, vol. 31, no. 1, p. 91–105, 2013b.