O corpo, o som e o digital: 3 atividades para aplicativos para smartphone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB141701

Palavras-chave:

Aplicativos, Tecnologias da música, Percussão corporal

Resumo

Este artigo apresenta 3 atividades que podem ser realizadas por meio dos aplicativos de smartphone Groove box e Music Maker Jam. As práticas envolvem o aprendizado da subdivisão rítmica, o desenvolvimento da percepção dos timbres dos instrumentos e a motivação de aspectos criativos na expressão de imagens sugeridas pelos trechos musicais. Os elementos centrais são conceitos musicais como o timbre, a duração, o andamento e a criação. Os novos recursos disponíveis nas tecnologias digitais têm a possibilidade de aproximar os jovens das possibilidades de criação e performance no âmbito da música. Tais possibilidades podem ser incorporadas por professores que integram a educação básica com o intuito de ampliar as alternativas de aprendizado em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Pizzi de Oliveira, CEFET-RJ unidade Valença

Cantor, compositor, arranjador, instrumentista, professor e pesquisador. Realizou o curso de Bacharelado em Música Popular Brasileira e o curso de Licenciatura em Música, ambos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atuou por quatro anos no departamento de Propaganda e Marketing como professor concursado da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). É atualmente professor EBTT concursado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) no campus Valença. Realizou mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É sócio fundador das empresas Rumori Desenho Sonoro de pós-produção de som e Brtrax de licenciamento musical. Atuou durante 10 anos com o grupo vocal Bombando participando como elenco fixo dos programas TV Xuxa da TV Globo e Ao Ponto do canal Futura. Com o mesmo grupo criou trilha musical para diversos programas da mesma rede como Cilada e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Participa atualmente da banda vocal Gogó Boys com CD homônimo lançado em 2014. Dirigiu e fez os arranjos dos espetáculos musicais As Robertas, loucas pelo rei de Kika Freire. Compôs a trilha sonora para as peças Batistério e Salto de Prometeu de João Cícero, Rei Lear de Nadege Jardim, Univvverrsso Gentileza do circo Crescer e Viver e Qual é meu nome, mamãe? de Vida Oliveira. Compôs trilha musical para os programas Big Brother Brasil da TV Globo, Anjos do Sexo da TV Bandeirantes e Detetives do prédio azul do canal Gloob assim como comerciais, vídeos institucionais e outros produtos audiovisuais.
http://lattes.cnpq.br/6020642654851483

Referências

BELTRAME, Juciane. A. Práticas e aprendizagens de produtores musicais: aspectos de uma educação musical emergente na cultura digital e participativa. Revista da Abem, vol. 26, no. 41, p. 40–55, 2018.

CAYARI, Christopher. Connecting music education and virtual performance practices from YouTube. Music Education Research, vol. 20, no. 3, p. 360–376, 2018.

CERNEV, Francine. Kemmer. Aprendizagem Musical Colaborativa Mediada Pelas Tecnologias Digitais: Uma Perspectiva Metodológica Para O Ensino de Música. Revista da Abem, vol. 26, no. 40, p. 23–40, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze: a música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 25-54.

PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências. Brasília: MusiMed, 2013.

TOBIAS, Evan. Toward Convergence: Adapting Music Education to Contemporary Society and Participatory Culture. Music Educators Journal, vol. 99, no. 4, p. 29–36, 2013.

WALDRON, Janice. User-Generated Content, YouTube, and Participatory Culture on the Web: Music Learning and Teaching in Two Contrasting Online Communities. Music Education Research, vol. 15, no. 3, p. 257–274, 2013a.

WALDRON, Janice. YouTube, fanvids, forums, vlogs and blogs: Informal music learning in a convergent on- and offline music community. International Journal of Music Education, vol. 31, no. 1, p. 91–105, 2013b.

Downloads

Publicado

17-02-2025

Como Citar

Oliveira, M. P. de. (2025). O corpo, o som e o digital: 3 atividades para aplicativos para smartphone. Música Na Educação Básica, 14(17), e141701. https://doi.org/10.33054/MEB141701