Ritmos brasileiros para colheres: um instrumental sempre em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131608

Palavras-chave:

Ritmos brasileiros, Colheres, Educação Musical

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar proposições pedagógico-musicais voltadas ao instrumental de colheres, enfatizadas pelas aprendências de ritmos brasileiros. Por meio do compartilhamento de possibilidades experienciais para a Educação Musical escolar, tratamos de propostas que envolvem rítmicas advindas da música popular brasileira, assim como referenciais de transposições instrumentais e vocalizações, destacando uma prática, amplamente atrelada ao movimento. Neste trabalho, evidenciamos propostas não-metódicas, descompartimentadas, participativas e criativas que podem envolver a conexão entre contextos histórico-culturais, música corporal, células rítmicas e movimento, em dinâmicas coletivas associadas a um instrumental sempre em movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevão Marques, Educando pela Brincadeira/San Francisco International Orff Course

Estêvão Marques é formado em música. Professor no The San Francisco International Orff Course, nos Estados Unidos. Ministrou oficinas na Turquia, Colômbia, Argentina, Uruguai, Espanha, Finlândia, Tailândia, Portugal, Holanda, Áustria, Noruega, Hong Kong, Alemanha e Itália. Autor de mais de 21 livros sobre artes integradas e educação. Criador do curso online “Educando pela brincadeira”. Contador de histórias, fundador do Grupo Triii e já tocou com Palavra Cantada, Chico César, Antônio Nóbrega e com o grupo Barbatuques.

http://lattes.cnpq.br/1083893633272803

Cassiano Lima da Silveira Santos, GIEPPA - Universidade Estadual de Campinas

 Doutor e licenciado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação: Docência para a Educação Básica, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e professor certificado em Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA). É autor do livro “Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical” (Desvendério, 2023), professor da Educação Básica e docente convidado em disciplinas de pós-graduação, extensão e cursos livres. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Poéticas em Artes (GIEPPA), da Unicamp

http://lattes.cnpq.br/5437609164422946

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. Choque e formação: sobre a origem de uma proposta para o ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Orgs.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

LIMA, Cassiano. Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical. São Paulo: Editora Desvendério, 2023.

MARQUES, Estevão. Colherim: ritmos brasileiros na dança percussiva das colheres. São Paulo: Editora Peirópolis, 2013.

SWANWICK, Keith. A basis for Music Education. Abingdon: Routledge, 1979.

SWANWICK, Keith. Música, mente e educação. Tradução de Marcell Silva Steuernagel. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Downloads

Publicado

06-12-2024

Como Citar

Marques, E., & Santos, C. L. da S. (2024). Ritmos brasileiros para colheres: um instrumental sempre em movimento. Música Na Educação Básica, 13(16), e131608. https://doi.org/10.33054/MEB131608