Ritmos brasileiros para colheres: um instrumental sempre em movimento
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131608Palavras-chave:
Ritmos brasileiros, Colheres, Educação MusicalResumo
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar proposições pedagógico-musicais voltadas ao instrumental de colheres, enfatizadas pelas aprendências de ritmos brasileiros. Por meio do compartilhamento de possibilidades experienciais para a Educação Musical escolar, tratamos de propostas que envolvem rítmicas advindas da música popular brasileira, assim como referenciais de transposições instrumentais e vocalizações, destacando uma prática, amplamente atrelada ao movimento. Neste trabalho, evidenciamos propostas não-metódicas, descompartimentadas, participativas e criativas que podem envolver a conexão entre contextos histórico-culturais, música corporal, células rítmicas e movimento, em dinâmicas coletivas associadas a um instrumental sempre em movimento.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 8ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2015.
BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. Choque e formação: sobre a origem de uma proposta para o ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Orgs.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, Cassiano. Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical. São Paulo: Editora Desvendério, 2023.
MARQUES, Estevão. Colherim: ritmos brasileiros na dança percussiva das colheres. São Paulo: Editora Peirópolis, 2013.
SWANWICK, Keith. A basis for Music Education. Abingdon: Routledge, 1979.
SWANWICK, Keith. Música, mente e educação. Tradução de Marcell Silva Steuernagel. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.