Prática, ensino e aprendizagem de música a partir de um eixo temático no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131609

Palavras-chave:

Educação Musical, Ensino Médio, Eixo temático, Engajamento

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar práticas musicais realizadas com turmas do Ensino Médio a partir da organização das aulas em um eixo temático. Neste sentido, o texto inicia com uma contextualização e fundamentação. Na sequência, o eixo temático “reinos, histórias e arte” é desenvolvido com a apresentação de algumas práticas musicais em um recorte temporal. O eixo temático é uma possibilidade de organização das aulas a partir de um tema que pode relacionar diferentes objetivos musicais, sendo também reconhecido como uma possível estratégia de organização do ambiente e da tarefa de modo a buscar o engajamento dos estudantes.

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Biografia do Autor

Anderson Toni, Universidade Federal de Mato Grosso

Anderson Toni é Doutor e Mestre em Música (Cognição / Educação Musical) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), assim como possui Licenciatura em Música pela UFPR. Seus interesses de atuação se concentram nas áreas da educação e da psicologia da música, com foco no engajamento e suas relações com as experiências emocionais e as conexões sociais entre as pessoas nas práticas musicais. Atualmente, é professor de Educação Musical na Universidade Federal de Mato Grosso e é representante do estado de Mato Grosso (Centro-Oeste) da Associação Brasileira de Educação Musical (2024/2026). Possui experiência no ensino de musicalização infantil em escolas da rede privada e no ensino de teoria musical e percepção para jovens e adultos. Também foi professor colaborador no curso de Licenciatura em Música da UNESPAR (Curitiba II / FAP) e professor efetivo de Artes/Música no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT - Campo Novo do Parecis).
http://lattes.cnpq.br/7789580739044531

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Publicado

21-12-2024

Como Citar

Toni, A. (2024). Prática, ensino e aprendizagem de música a partir de um eixo temático no Ensino Médio. Música Na Educação Básica, 13(16), e131609. https://doi.org/10.33054/MEB131609