Prática, ensino e aprendizagem de música a partir de um eixo temático no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131609Palavras-chave:
Educação Musical, Ensino Médio, Eixo temático, EngajamentoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar práticas musicais realizadas com turmas do Ensino Médio a partir da organização das aulas em um eixo temático. Neste sentido, o texto inicia com uma contextualização e fundamentação. Na sequência, o eixo temático “reinos, histórias e arte” é desenvolvido com a apresentação de algumas práticas musicais em um recorte temporal. O eixo temático é uma possibilidade de organização das aulas a partir de um tema que pode relacionar diferentes objetivos musicais, sendo também reconhecido como uma possível estratégia de organização do ambiente e da tarefa de modo a buscar o engajamento dos estudantes.
Downloads
Referências
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
BOAL PALHEIROS, Graça; BOURSCHEIDT, Luís. Jos Wuytack: a pedagogia musical ativa. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 305-341.
BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm>. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 24 abr. 2024.
DAVIDOVA, Jelena. Thematic approach as the basis of integrative music teaching/learning in preschool. In: Proceedings of ICERI2020 Conference, 13, 2020, s.l. Anais. [s.l.]: IATED, 2020. p. 4177-4185.
ELLIOTT, David J.; SILVERMAN, Marissa. Music Matters: A philosophy of music education. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2015.
FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Considerações sobre a pesquisa em educação musical. In: FREIRE, Vanda B. (Org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: Letras, 2010. p. 155-175.
FONTERRADA, Marisa T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
FREDRICKS, Jennifer A. Eight myths about student engagement: Creating classrooms of deep learning. Thousand Oaks: Corwin, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57a ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018. (Publicação original de 1996).
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994.
ILARI, Beatriz. Música na infância e adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: IBPEX, 2009.
JORDÃO, Gisele et al. (Orgs.). A música na escola. São Paulo: Alucci & Associados Comunicações, 2012.
MADALOZZO, Tiago et al. Fazendo música com crianças. Curitiba: UFPR, 2011.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2016.
MED, Bohumil. Teoria da música. 4a ed. Brasília: MusiMed, 1996.
MEURER, Rafael P. Música medieval na escola: uma proposta de apropriação da música antiga. Música na Educação Básica, v. 7, n. 7/8, p. 8-21, 2017.
MORATO, Cíntia T.; GONÇALVES, Lilian N. Observar a prática pedagógico-musical é mais do que ver! In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Orgs.). Práticas de ensinar música. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 115-129.
OLIVEIRA, Camile; TONI, Anderson. Música na Educação Básica. Curitiba: Iesde, 2021.
ROMANELLI, Guilherme G. B. Planejamento de aulas de estágio. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Orgs.). Práticas de ensinar música. Porto Alegre, Sulina, 2014. p. 130-142.
SCHAFER, Raymond M. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991.
SESC São Paulo. Canto, canção, cantoria: como montar um coral infantil. São Paulo: SESC, 1997.
SCHUBERT, Emery; MCPHERSON, Gary E. Underlying mechanisms and processes in the development of emotion perception in music. In: MCPHERSON, Gary E. (Ed.). The Child as Musician: A handbook of musical development. 2a ed. New York: Oxford University Press, 2016. p. 221-243.
SILVA, Walênia Marília. Zoltán Kodály: Alfabetização e habilidades musicais. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 55-88.
SMALL, Cristopher. Musicking: The meanings of performing and listening. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1998.
TONI, Anderson. A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática musical em conjunto em um curso superior de música. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2020.
TONI, Anderson. Desafios, práticas e possibilidades em uma experiência de aulas de musicalização on-line com crianças. In: Anais do XXV Congresso Nacional Associação Brasileira de Educação Musical, XXV, 2021, s.l. Anais. [s.l.]: ABEM, 2021. s/p.
TONI, Anderson. Motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música. Orfeu, v. 9, n. 1 p. 1-26, 2024.
TONI, Anderson. Experiências emocionais na filosofia da educação musical praxial: discussões e implicações. In: FIGUEIREDO, Sérgio L. F; CARDOSO, Renato (Orgs.). Filosofia em Educação Musical. Porto Alegre: Textura Editorial, no prelo.
TONI, Anderson; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Práticas docentes para o engajamento de estudantes de música em diferentes contextos: um estudo exploratório. In: XXV Congresso Nacional Associação Brasileira de Educação Musical, 2021. Anais. s/l: ABEM, 2021, s/p.
TONI, Anderson; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Engajamento dos estudantes: uma revisão de fundamentações para práticas educativas e suas aproximações com a educação musical Educação (UFSM), v. 48, p. 1-29, 2023.
TONI, Anderson; MEURER, Rafael P.; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. A perspectiva enativa como uma possibilidade de fundamentação para práticas na educação musical. Revista Música Hodie, v. 22, p. 1-27, 2022.
TONI, Anderson; VELOSO, Flávio D. D. Prática musical em conjunto: um olhar ao ensino e à aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2022.