Por um mundo onde muitos mundos possam existir: patrimônio imaterial e música afro-brasileira na escola
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB121504Palavras-chave:
Patrimônio Imaterial, Música afro-brasileira, Ensino FundamentalResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta pedagógico-musical voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, a qual contempla manifestações da cultura afro-brasileira que se constituem como patrimônios imateriais do Brasil, registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nessa perspectiva, tal proposta aborda três atividades que envolvem o Jongo do Sudeste, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano e o Maracatu de Baque Virado. Cada atividade abrange uma contextualização histórica e cultural destes patrimônios, assim como momentos em que são trabalhados aspectos da apreciação, da performance e da criação musical. Ao contemplar o rico patrimônio imaterial do Brasil, fortalecemos as múltiplas possibilidades de educação musical nas escolas e valorizamos a produção cultural afro-brasileira e dos seus descendentes.
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