Quatro propostas abertas para fazer música na escola

Autores

  • Marta Macedo Brietzke Universidade de São Paulo
  • Mário André Wanderley Oliveira UFRN
  • Fabio Soren Presgrave UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB121505

Palavras-chave:

Corpo, Música Cênica, Músicas Geradoras

Resumo

Este texto apresenta quatro atividades elaboradas no contexto de uma pesquisa de Doutorado, realizada na Universidade de São Paulo. As atividades foram pensadas para suprir parte das demandas apresentadas pelos professores que fizeram parte da investigação. As propostas podem ser desenvolvidas em sala de aula em formatos distintos: com instrumentos de percussão, com a voz, com instrumentos musicais e com o corpo como instrumento. Como base para esses processos, serão apresentados alguns dos autores e ideias abordados na pesquisa, como Paulo Freire (2019), Christopher Small (1999) e Lygia Clark (1980). As reflexões do trabalho sugerem a ideia de se construir projetos abertos, que extrapolem a formatação curricular e propiciem a atuação dos estudantes e professores de forma ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Garamond Ltda, 2009.

BONIN, Gustavo. A gradação tensiva na música cênica contemporânea: estilos e pontos de vista. Estudos Semióticos, v. 12, n. 9, 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRIETZKE, Marta Macedo. Performances de Professores Violoncelistas na Formação de Iniciantes. 2023. 266 p. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2023.

BRIETZKE, Marta Macedo. Tupã: o rap indígena dos Brô Mc’s como performance micropolítica. Revista Música, São Paulo, v. 23, n.1, p. 399-414, 2023.

BRIETZKE, Marta Macedo; OLIVEIRA, Mário André Wanderley; PRESGRAVE, Fabio Soren. Tocar é aprender e ensinar, e ensinar e aprender é tocar: reflexões sobre a ideia de Professor Propositor Performer. Revista da ABEM, v. 31, n. 1, p.1-20, 2023.

CLARK, Lygia. Caminhando. In: CLARK, Lygia. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980. p. 25-26.

FORTE, Roberta do Amaral. A Música Corporal na Educação Musical Brasileira: contribuições e facilitações na visão de educadores musicais contemporâneos. 2018. 262f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2019.

SANTOS, Regina Marcia Simão; KATER, Carlos. O projeto “A Música da Gente”: Entrevista com Carlos Kater. Revista Faeba, Salvador, v. 28, n. 48, p. 155-166, 2017.

SMALL, Christopher. El Musicar: Un ritual en el Espacio Social. Revista Transcultural de Música, n. 4, 1999, p. 1-16.

Downloads

Publicado

29-10-2023

Como Citar

Brietzke, M. M., Oliveira, M. A. W., & Presgrave, F. S. (2023). Quatro propostas abertas para fazer música na escola. Música Na Educação Básica, 12(15). https://doi.org/10.33054/MEB121505