“Pega de boi no mato” na Festa do Vaqueiro: Atividades de apreciação musical, paisagem sonora, criação e performance a partir do Aboio e da Toada nas vaquejadas do Sertão Sergipano
Resumo
Este artigo apresenta o Aboio e a Toada, can-tos dos vaqueiros do Sertão Sergipano que envolvem práticas musicais como o cantar em uníssono, em terças, a improvisação, o repente, entre outras. A partir do conceito de “Currículo Praxial” de Elliott (2005) que visa engajar es-tudantes em ações musicais com uma íntima aproximação das suas reais culturas, a Festa do Vaqueiro e seus cantos foram estudados e, a partir dessa pesquisa, foram criadas uma sé-rie de atividades pedagógicas que envolvem a apreciação, a criação e a performance musical a serem aplicadas em aulas de música para o ensino básico. Tais atividades já foram trabal-hadas em escolas públicas e privadas no es-tado de Sergipe, conectando assim os alunos à algumas das manifestações musicais carac-terísticas do seu estado e de outros estados da Região Nordeste do Brasil.Downloads
Referências
Referências
ELLIOTT David. J. Praxial music education: Reflections and dialogues (1. ed.) NY:
Oxford University Press, 2005.
GREEN, Lucy (Ed.). Learning, Teaching, and Musical Identity: Voices across Cultures (Counterpoints: Music and Education). Bloomington: Indiana University Press, 2011.
GREEN, Lucy. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Hampshire: Ashgate Publishing, Limited, 2008.
GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: away ahead for music education. Hampshire: Ashgate Publishing Limited, 2002.
GREEN, Lucy. Poderão os professores aprender com os músicos populares? Revista Música, Psicologia e Educação. Porto. Portugal. N.2 (2000) Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/rmpe/article/view/2402#:~:text=A%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20desenvolvida%20pela%20autora,m%C3%BAsica%20e%20%C3%A0s%20capacidades%20musicais . Acesso em: 15 de maio de 2022.
HARDER, Rejane. Educação musical através das manifestações culturais de Sergipe. Aracaju: SEGRASE/EDISE, 2015.
OLIVEIRA, Alda J. A abordagem PONTES para a Educação musical: aprendendo a articular. Salvador: Paco Editorial, 2015.
SILVERMAN, Marissa; DAVIS, Susan A.; ELLIOTT, David J. Praxial music education: A critical analysis of critical commentaries. In: International Journal of Music Education: ISME. Junho, 2013. Disponível em: <http://ijm.sagepub.com/content/early/2013/07/05/0255761413488709> Acesso em 03 de Jul. de 2022.
SIMÕES; Alan C.; FEICHAS, Heloísa. Do caos à autonomia: um relato de experiência a partir do modelo pedagógico desenvolvido por Lucy Green. Em: XXVII Congresso da Anppom – Anais... Campinas/SP, 2017.
SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.