As brincadeiras musicais e o trânsito entre a diversão e a aprendizagem: propostas práticas

Autores

  • João Valter Ferreira Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Jaqueline Rodrigues Lira Nunes Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este trabalho apresenta uma série de quatro atividades musicais voltadas para o ensino de música na primeira infância e que foram elaboradas tendo como aportes epistemológicos proposições advindas das Teorias do Desenvolvimento Infantil (PIAGET, 1975; VYGOTSKY, 1984; Montessori, 1936; 1949; dentre outros). Lançando mão de propostas de contextualização dessas perspectivas à área da Educação Musical (FRANÇA, 2002; 2003; 2008; 2016; SWANWICK, 2003), apresenta-se propostas práticas de brincadeiras e dinâmicas musicais que têm como objetivo principal trazer para o cotidiano da Educação Infantil vivências sonoras significativas e lúdicas, de forma que sejam trabalhados, ao mesmo tempo, elementos próprios da linguagem musical e o senso de autoconsciência como ser humano e aprendiz. Nessa direção, são trabalhadas dimensões como os sentimentos, a corporalidade, a espacialidade, etc. As atividades aqui apresentadas são simples e práticas, podendo ser desenvolvidas, com grandes possibilidades de variação, em turmas de vários níveis da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

João Valter Ferreira Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Música (UFPB), Mestre em Educação (UFPI), Especialista em Educação Musical (UFPI), Licenciado em Música (UFPI).

Professor da Licenciatura e do Bacharelado em Música da Universidade Federal de Campna Grande

Jaqueline Rodrigues Lira Nunes, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Música (UFCG)

Mestanda em Música (UFPE)

Professora da Educação Básica

Referências

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

FERRACIOLI, Laércio. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Cad.Cat.Ens.Fís., v. 16, n. 2: p. 180-194, ago. 1999.

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FRANÇA, Cecília Cavalieri; CASIONE, CLEUSA; CABRAL, Giordano; BELTRAME, Juciane Araldi; KLEBER, Magali; FIALHO, Vania Malagutti. Hoje tem aula de música? Belo Horizonte: MUS, 2016.

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Publicado

10-12-2022

Como Citar

Ferreira Filho, J. V., & Nunes, J. R. L. (2022). As brincadeiras musicais e o trânsito entre a diversão e a aprendizagem: propostas práticas. Música Na Educação Básica, 11(13/14). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/251