As brincadeiras musicais e o trânsito entre a diversão e a aprendizagem: propostas práticas
Resumo
Este trabalho apresenta uma série de quatro atividades musicais voltadas para o ensino de música na primeira infância e que foram elaboradas tendo como aportes epistemológicos proposições advindas das Teorias do Desenvolvimento Infantil (PIAGET, 1975; VYGOTSKY, 1984; Montessori, 1936; 1949; dentre outros). Lançando mão de propostas de contextualização dessas perspectivas à área da Educação Musical (FRANÇA, 2002; 2003; 2008; 2016; SWANWICK, 2003), apresenta-se propostas práticas de brincadeiras e dinâmicas musicais que têm como objetivo principal trazer para o cotidiano da Educação Infantil vivências sonoras significativas e lúdicas, de forma que sejam trabalhados, ao mesmo tempo, elementos próprios da linguagem musical e o senso de autoconsciência como ser humano e aprendiz. Nessa direção, são trabalhadas dimensões como os sentimentos, a corporalidade, a espacialidade, etc. As atividades aqui apresentadas são simples e práticas, podendo ser desenvolvidas, com grandes possibilidades de variação, em turmas de vários níveis da Educação Infantil.
Downloads
Referências
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FERRACIOLI, Laércio. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Cad.Cat.Ens.Fís., v. 16, n. 2: p. 180-194, ago. 1999.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: Um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo : Editora Unesp, 2008.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; CASIONE, CLEUSA; CABRAL, Giordano; BELTRAME, Juciane Araldi; KLEBER, Magali; FIALHO, Vania Malagutti. Hoje tem aula de música? Belo Horizonte: MUS, 2016.
ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2009.
MONTESSORI, Maria. Mente Absorvente. Tradução [Wilma Freitas Ronald de Carvalho]. Rio de Janeiro: Editora Nórdica, 1949.
MORAIS, Daniela Vilela de. Educação musical: materiais concretos e prática docente. Curitiba: Appris, 2012.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução [Alda Oliveira e Cristina Tourinho]. São Paulo: Moderna, 2003.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. (1984). Tradução [ Jose Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche]. São Paulo: Martins Fontes, 2007.