Escutar, brincar, contar histórias, tocar: Jogos de improvisação na escola

Autores

  • Marta Macedo Brietzke Universidade de São Paulo
  • Mário André Wanderley Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabio Soren Presgrave Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O texto apresenta três propostas de jogos de improvisação, que podem ser realizados em distintos espaços musicais, com distintas formações instrumentais e com a voz. Tem como base uma pesquisa de Mestrado desenvolvida na Universidade de São Paulo nos anos de 2017 e 2018, que investigou a aplicabilidade e funcionalidade de dez atividades já desenvolvidas em aulas de musicalização e de outros instrumentos para grupo de violoncelistas iniciantes. Além das atividades apresentadas, são disponibilizadas formas de acesso às demais propostas da pesquisa e a atividades elaboradas para a realização on-line. Entre os resultados da investigação, os jogos foram considerados acessíveis para o grupo selecionado, com potencial de aplicabilidade, também, para outras formações. As propostas almejam ideias de continuidade e adaptação a diferentes contextos de ensino.

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Referências

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Publicado

10-12-2022

Como Citar

Brietzke, M. M., Wanderley Oliveira, M. A., & Presgrave, F. S. (2022). Escutar, brincar, contar histórias, tocar: Jogos de improvisação na escola. Música Na Educação Básica, 11(13/14). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/250