Canto coletivo na modalidade de ensino a distância: uma proposta de ensino plural
Resumo
O período de isolamento social ocorrido a partir da pandemia do COVID-19 fez com que a Educação Musical online fosse impulsionada de diferentes formas. A partir deste contexto, este artigo tem como objetivo apresentar propostas práticas, adaptadas ao ensino a distância, para a vivência do canto coletivo na Educação Básica, para que esta possa ser uma prática recorrente, mesmo após o retorno às atividades presenciais. Para isto, indicaremos softwares, programas e plataformas que poderão tornar esse momento possível e significativo para os alunos. Evidencia-se como temática um ensino plural, por meio da música africana Siyahamba e com utilização de materiais alternativos, comumente presentes em casa, para realização das atividades.
Palavras-chave: Educação Musical a distância. Canto coletivo. Ensino plural.
Downloads
Referências
BARROS, Matheus Henrique Da Fonseca. Educação musical, tecnologias e pandemia: reflexões e sugestões para o ensino remoto emergencial de música. OuvirOUver. Uberlandia, v. 16 n. 1 p. 292-304, 2020.
BENI, Letícia Tieni. O canto coletivo como instrumento de iniciação musical. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 23., 2017, Manaus. Anais [...] Manaus: ABEM, 2017.
CUERVO, Luciane; MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Sindô Lê Lê, Sindô Lá Lá, não podemos viver sem cantar! Identidade, educação e expressão através da voz. Música na Educação Básica. Londrina, v. 7, nº 7/8, 2016.
MATOS, Ronaldo Aparecido. Possibilidades de ensino remoto de música na educação básica pautadas no material Música Br. Música na Educação Básica, v. 10, n. 12, 2020.
MATEIRO, Teresa; VECHI, Hortênsia; EGG, Marisleusa de S. A prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012). Revista da ABEM. Londrina, v.22, n.33, p. 57 -76, 2014.
OLIVEIRA, Andréia Pires Chinaglia de; FUGIMOTO, Tatiane Andressa da Cunha; FERNANDES, Priscila. Cantando com as palavras: Tlatlu tlatlu...blãblãblã...ahhhhhh. Música na Educação Básica. Londrina, v. 7, nº 7/8, 2016.
RHEINBOLDT, Juliana Melleiro. Preparo vocal para coros infantis: considerações e propostas pedagógicas. Tese (Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas. Instituto Artes. Campinas, 2018.