Canto coletivo na modalidade de ensino a distância: uma proposta de ensino plural

Autores

  • Karine Rayara Peres Duarte Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Maressa Affonso Ribeiro de Paula Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Resumo

O período de isolamento social ocorrido a partir da pandemia do COVID-19 fez com que a Educação Musical online fosse impulsionada de diferentes formas. A partir deste contexto, este artigo tem como objetivo apresentar propostas práticas, adaptadas ao ensino a distância, para a vivência do canto coletivo na Educação Básica, para que esta possa ser uma prática recorrente, mesmo após o retorno às atividades presenciais. Para isto, indicaremos softwares, programas e plataformas que poderão tornar esse momento possível e significativo para os alunos. Evidencia-se como temática um ensino plural, por meio da música africana Siyahamba e com utilização de materiais alternativos, comumente presentes em casa, para realização das atividades.

Palavras-chave: Educação Musical a distância. Canto coletivo. Ensino plural.

 

 


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Biografia do Autor

Karine Rayara Peres Duarte, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com pesquisa na área de Educação Musical Especial. Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Formada em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como professora de Saxofone e Musicalização Infantil em escolas especializadas em Música na cidade de Maringá. Atualmente, concentra-se em desenvolver trabalhos de Musicalização Infantil de maneira autônoma na cidade de Maringá.

Maressa Affonso Ribeiro de Paula, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pós-graduada em Psicopedagogia (lato sensu) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Foi aluna não-regular do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nas disciplinas "Tópicos Especiais em Ensino e Aprendizagem da Música" e "Seminários de Educação Musical", no ano de 2021. Atualmente, é  professora de piano, teclado e teoria musical na Escola de Música Carlos Gomes  e Regente Coral na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões (ADM) na cidade de Campo Grande – MS.

 

Referências

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Publicado

10-12-2022

Como Citar

Peres Duarte, K. R., & Affonso Ribeiro de Paula, M. (2022). Canto coletivo na modalidade de ensino a distância: uma proposta de ensino plural. Música Na Educação Básica, 11(13/14). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/246