O uso de aplicativos baseados em navegadores de internet na educação musical: 4 possibilidades de baixo custo

Autores

  • Rodrigo Luna Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo propõe encaminhamentos pedagógicos usando 4 aplicações gratuitas, baseadas em navegadores de internet. Seja em aulas presenciais ou em contextos de distanciamento social, com recursos computacionais modestos, é possível realizar as atividades bastando ter acesso a uma rede com internet e a um computador com caixas de som, ou a um smartphone. A proposta surge da experiência do autor, lecionando no Colégio de Aplicação da UFPE, durante a pandemia da covid-19. São apresentados os aplicativos Typedrummer, Incredibox e Patatap, além de serem apontadas algumas considerações para uso do website YouTube. A proposta não exige grande conhecimento tecnológico, por parte de docentes, favorecendo um aprendizado musical mais envolvente e ativo, proporcionando vivências em atividades de execução, apreciação e composição musicais.

Palavras-chave: Ensino remoto de música. Desigualdade social na educação musical. Gamificação

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Biografia do Autor

Rodrigo Luna, Universidade Federal de Pernambuco

Rodrigo Luna é professor de Educação Musical no Colégio de Aplicação da UFPE. Atuando na educação básica e na formação de professores, tem experiência como músico instrumentista, compositor, produtor musical e fonográfico e em computação musical. É mestre pelo PPGMusica, na UFPE, pesquisando tecnologias digitais na formação do licenciando em música.

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Publicado

10-12-2022

Como Citar

Luna, R. (2022). O uso de aplicativos baseados em navegadores de internet na educação musical: 4 possibilidades de baixo custo. Música Na Educação Básica, 11(13/14). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/242