Diálogos sobre paisagem: explorando e transformando espaços escolares
Resumo
O presente texto traz uma proposta de diálogo entre Música e Artes Visuais em torno do estudo da paisagem,tanto visual quanto sonora. A partir dos diversos espaços da escola buscou-se construir um processo de apropriação, intervenção e múltiplas possibilidades de criação artística. Compreender as diversas paisagens da escola como pertencentes a todos aqueles que a frequentam, possibilita um processo de conscientização de que a mudança visual e sonora, destes e de outros ambientes, é de nossa responsabilidade, buscando ambientes visuais e sonoros mais saudáveis.Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. Poesia completa: Manoel de Barros. São Paulo: Editora Leya, 2010.
FONTERRADA, Marisa T. de Oliveira. Apresentação. In: SCHAFER, Murray. Educação Sonora. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. P. 7-11.
__________. Raymond Murray Schafer: o educador musical em um mundo em mudança. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 275-303.
SCHAFER, M. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1991.
___________. Educação Sonora. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
___________. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
___________. Ouvir Cantar: 75 exercícios para ouvir e criar música. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
HODGE, Susie. Why is art full of naked people? And other vital questions about art. London: Thames & Hudson, 2016.