Uma proposta didática para o desenvolvimento de arranjos a partir de canções e brincadeiras de diferentes culturas

Autores

  • Estevão Marques Ferreira Rocha San Francisco International Orff Course
  • Cassiano Lima da Silveira Santos UNICAMP

Resumo

Objetivamos nesse artigo apresentar e fundamentar processos didáticos para o desenvolvimento e a prática de arranjos musicais a partir de materiais melódicos, rítmicos, formais e poéticos provenientes de canções e brincadeiras de diferentes culturas. Para tal, trazemos a abordagem utilizada no livro “Batucada song: percussão corporal criativa” de Estevão Marques (2020), organizando-a por meio de quatro ideias principais: (1) percussão complementar; (2) coro; (3) batuque da melodia e (4) sobreposições e camadas. Com um breve arcabouço teórico e exemplificações audiovisuais, embasamos esse trabalho sob olhar da composição e execução de arranjos a partir do ritmo, linguagem falada, movimento, brincadeira e som, abarcando processos didáticos que consideram o papel ativo e protagonista da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevão Marques Ferreira Rocha, San Francisco International Orff Course

Estêvão Marques é formado em música. Professor no The San Francisco International Orff Course, nos Estados Unidos. Ministrou oficinas na Turquia, Colômbia, Argentina, Uruguai, Espanha, Finlândia, Tailândia, Portugal, Holanda, Áustria, Noruega, Hong Kong, Taiwan e Itália. Autor de 20 livros dentre eles a coleção "Historias que cantam" e “Ideias saborosas”. É Coautor da coleção de "Brincadeiras musicais da Palavra Cantada". Diretor musical do CD/livro "Muitas coisas, poucas palavras", de Francisco Marques (Chico dos Bonecos). Criador do curso online “Educando pela brincadeira”. Autor dos livros musicais "Colherim" e "Brasil for Children". Contador de histórias, fundador do Grupo Triii e já tocou com Palavra Cantada, Chico César, Antônio Nóbrega e com o grupo Barbatuques.

Cassiano Lima da Silveira Santos, UNICAMP

Doutorando e licenciado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do ensino básico e docente convidado em programas de pós-graduação e extensão. Professor certificado em Orff-Schulwerk pelo San Francisco International Orff Course (EUA).

Referências

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

GOODKIN, Doug. Play, sing and dance: an introduction to Orff-Schulwerk. 3ª ed. Nova Iorque: Schott Music, 2013.

MARQUES, Estevão. Batucada Song: percussão corporal criativa. São Paulo: Editora Desvendério, 2020.

ORFF, Carl; KEETMAN, Gunild. Musik für kinder. Mainz: Schott Music, 1954.

SANTOS, Cassiano Lima da Silveira. Música e movimento na Educação Infantil: diálogos possíveis e conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas com crianças de 5 anos a partir da perspectiva da abordagem Orff-Schulwerk. 2020. 148f. Dissertação (Mestre em Educação: Docência para a Educação Básica) – UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 09 dez. 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/202181>. Acesso em 24 out. 2021.

SOUSA, Alberto B. Educação pela arte e artes na educação: bases psicopedagógicas. 2ª ed. Lisboa: Edições Piaget, 2003.

WARNER, B. Orff-Schulwerk: applications for the classroom. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1991.

Downloads

Publicado

10-12-2022

Como Citar

Rocha, E. M. F., & Santos, C. L. da S. (2022). Uma proposta didática para o desenvolvimento de arranjos a partir de canções e brincadeiras de diferentes culturas. Música Na Educação Básica, 11(13/14). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/240