HOJE É DIA DE PIXINGUINHA!
Resumo
O texto apresenta ideias para abordar o ensino de história da música brasileira no âmbito escolar. A partir de atividades de apreciação, análise e criação e análise musical, a proposta relacionada à atividade de Literatura enfatiza a reflexão sobre música como importante atividade no processo do fazer musical. O contato com a obra de Pixinguinha e Benedito Lacerda, "Um a zero", é apresentado como exemplo para se abordar a história da música e a história de compositores brasileiros de diferentes períodos. O texto propõe um planejamento aberto para a aula de música, numa abordagem rizomática do currículo.
Â
Downloads
Referências
AMARAL, M. L. F.; CORDEIRO, D.; GOULART, G. História da Música: conhecendo os períodos, elementos e gêneros musicais através da apreciação e prática musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 2010, 19., Goiânia. Anais […]. Goiânia: ABEM, 2010.
BESSA, Virgínia A. A escuta singular de Pixinguinha. História e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf.
CIT, Simone; TEIXEIRA, Iara. História da música popular brasileira para crianças. Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, 2003.
COSTA, Maria M. A. I. da. O valor da Música na Educação na perspectiva de Keith Swanwick. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2563/1/ulfp035764_tm.pdf. Acesso em: 09/04/2012.
FRANÇA, Cecília C. Do discurso utópico ao deliberativo: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola regular. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, p. 67-79, 2006.
GOHN, Daniel; LANZELOTTE, Rosana. Jogos musicais com repertórios brasileiros: o Quiz Musical do Projeto Nazareth. In: CONGRESSO DA ANNPOM, 2010, 20., Florianópolis. Anais[…]. Florianópolis: ANNPOM, 2010.
MEURER, Rafael Prim. Música medieval na escola: uma proposta de apropriação da música antiga. Música na Educação Básica, Londrina, v. 7, n. 7/8, 2016.
REIS, Carla S. Articulando prática instrumental e prática pedagógica: uma experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 2010, 19., Goiânia. Anais […]. Goiânia: ABEM, 2010. p. 456-462.
SWANWICK, Keith. A basis for music education. London: Routledge, 1979.