NO ESPÍRITO DO BLUES! PRÁTICAS MUSICAIS COLETIVAS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Antonio Cezar Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul -mestrando

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para alunos do ensino médio terem um contato com o blues e com a improvisação musical. As ideias e sugestões presentes têm como objetivo promover uma experiência musical em grupo. O artigo propõe atividades para trabalhar com o blues como figura central na aproximação com o gênero jazz. O texto contribui para desfazer a ideia de que a prática da improvisação musical é algo difícil e reservado somente aos músicos mais virtuosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cezar Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -mestrando

Antonio Cezar Ferreira é mestrando em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de concentração: educação Musical. Graduado em Bacharelado em Música (piano), pela Robert-Schumann-Hochschule Düsseldorf/Alemanha. Graduado em Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Alemã pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como professor de música particular. É membro do gurpo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (CNPq/UFRGS), desenvolvendo investigações sobre o ensino de acordeom em projetos sociais.

Referências

BERENDT, Joachim E. O Jazz do rag ao rock. São Paulo: Perspectiva, 1975.

HOBSBAWM, Eric J. História Social do Jazz. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GRANDE ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL. São Paulo: Nova Cultural, 1998.

MESQUITA, Vinícius. Jazz. São Paulo: Abril, 2005.

MUGGIATI, Roberto. O que é o Jazz? São Paulo: Brasiliense, 1999.

Downloads

Publicado

08-10-2019

Como Citar

Ferreira, A. C. (2019). NO ESPÍRITO DO BLUES! PRÁTICAS MUSICAIS COLETIVAS PARA O ENSINO MÉDIO. Música Na Educação Básica, 9(10/11). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/181