MÚSICA FOLCLÓRICA E PERCUSSÃO CORPORAL NA SALA DE AULA

Autores

  • Rodrigo da Silva Velozo Universidade Estadual do Paraná

Resumo

O objetivo deste artigo é sugerir caminhos e adaptações metodológicas para o ensino da música na educação básica, empregando como ferramenta canções folclóricas. Tem como princípio teórico os método ativos de educação musical de Jos Wuytack e Émile Jacques Dalcroze, utilizando práticas vocais e percussão corporal aplicados de maneira lúdica, a fim de proporcionar um aprendizado por meio de diferentes práticas musicais. As atividades propostas envolvem reprodução, criação e reflexão acerca do fazer musical envolvendo o folclore brasileiro.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Velozo, Universidade Estadual do Paraná

Formado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Paraná em 2013 e especialista em Ensino da Música para Professores da Ensino Público pela mesma instituição. Atua como professor colaborador da disciplina de Arte pela Secretaria do Estado da Educação do Paraná desde 2013. Tem como linhas de pesquisa a cultura musical paranaense e o Choro.

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Publicado

07-09-2019

Como Citar

Velozo, R. da S. (2019). MÚSICA FOLCLÓRICA E PERCUSSÃO CORPORAL NA SALA DE AULA. Música Na Educação Básica, 9(10/11). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/177