Música, infância e educação: jogos do criar

Autores

  • Teca Alencar de Brito

Resumo

O artigo discorre sobre três diferentes processos de criação musical, que tiveram lugar em grupos de musicalização envolvendo crianças com idades entre 4 e 8 anos. Partindo do princípio de que a Música é jogo ideal, em sintonia com proposições do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995), o trabalho discorre sobre as relações que podem se estabelecer entre as crianças, os educadores e a música. Apontando para uma pedagogia do acontecimento que, dentre outros pontos, respeita a emergência e a transformação das ideias de música das crianças em seus percursos de expressão e pensamento musicais, o trabalho visa destacar o contínuo movimento do fazer musical da infância, acenando para o importante papel dos jogos de improvisação e composição nos territórios da educação musical.

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Publicado

02-10-2017

Como Citar

de Brito, T. A. (2017). Música, infância e educação: jogos do criar. Música Na Educação Básica, 5(5). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/144