Qual é a música? Uma brincadeira para aulas coletivas de flauta doce
Resumo
O texto discute possibilidades de como a aula de instrumento, nesse caso, a flauta doce, pode ser conduzida de forma lúdica e abrangente, não ficando restrita apenas ao tocar, de maneira que o processo educativo se dê de forma natural e produtiva. O foco do artigo é uma proposta de atividade musical intitulada "Qual é a música?". Embora dirigida aqui para um trabalho em aulas coletivas de flauta doce, ela pode ser desdobrada e adaptada para qualquer contexto de aula de música.
Downloads
Referências
BEINEKE, Viviane. O ensino de flauta doce na educação fundamental. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
______. Música, jogo e poesia na educação musical escolar. Música na educação básica, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 8-27, 2011.
COUTO, Ana Carolina Nunes; SANTOS, Israel Rodrigues Souza. Por que vamos ensinar Música na escola? Reflexões sobre conceitos, funções e valores da Educação Musical Escolar. Opus, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 110-125, jun. 2009.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.
SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.
______. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Cadernos de Estudo: Educação Musical, Atravez, São Paulo, n. 4/5, 1994.