Qual é a música? Uma brincadeira para aulas coletivas de flauta doce

Autores

  • Laí­s Figueiroa Ivo Universidade Federal de São Carlos
  • Ilza Zenker Leme Joly Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O texto discute possibilidades de como a aula de instrumento, nesse caso, a flauta doce, pode ser conduzida de forma lúdica e abrangente, não ficando restrita apenas ao tocar, de maneira que o processo educativo se dê de forma natural e produtiva. O foco do artigo é uma proposta de atividade musical intitulada "Qual é a música?". Embora dirigida aqui para um trabalho em aulas coletivas de flauta doce, ela pode ser desdobrada e adaptada para qualquer contexto de aula de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laí­s Figueiroa Ivo, Universidade Federal de São Carlos

Laís Figueiroa Ivo: É mestra em Educação e educadora musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora de musicalização na educação infantil. Atua como pesquisadora com interesse na formação de professores, ensino de instrumento – flauta doce e práticas musicais coletivas. Participa de grupo de estudo e performance em flauta doce na UFSCar.

Ilza Zenker Leme Joly, Universidade Federal de São Carlos

Ilza Zenker Leme Joly: É doutora em Educação, mestre em Educação Especial e especialista em Musicoterapia. Professora orientadora no Programa  de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. É uma das fundadoras do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar e fundadora da Orquestra Experimental da UFSCar.

Referências

BEINEKE, Viviane. O ensino de flauta doce na educação fundamental. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

______. Música, jogo e poesia na educação musical escolar. Música na educação básica, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 8-27, 2011.

COUTO, Ana Carolina Nunes; SANTOS, Israel Rodrigues Souza. Por que vamos ensinar Música na escola? Reflexões sobre conceitos, funções e valores da Educação Musical Escolar. Opus, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 110-125, jun. 2009.

FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.

SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.

______. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Cadernos de Estudo: Educação Musical, Atravez, São Paulo, n. 4/5, 1994.

Downloads

Publicado

12-10-2017

Como Citar

Ivo, L. F., & Joly, I. Z. L. (2017). Qual é a música? Uma brincadeira para aulas coletivas de flauta doce. Música Na Educação Básica, 8(9). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/97