Boneca que fala, boneca que canta: Experiências educativo-musicais na creche
Resumo
A partir de uma experiência com bebês e crianças bem pequenas de uma turma de creche e do conhecimento do contexto desse espaço educativo, o texto provoca reflexões acerca da criança e da educação infantil, sobretudo do trabalho educativo-musical que pode ser realizado com crianças de 0 a 3 anos de idade. Discute a atuação do professor ou da professora que pode desenvolver olhar e escuta atentos, intencionais e sensíveis em relação à criança e, assim, considerar as especificidades existentes no trabalho educativo que envolve essa faixa etária. As discussões baseiam-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que percebe o professor como organizador do espaço social educativo e entende o ser humano como um ser de possibilidades frente à cultura.Downloads
Referências
ADESSI, Ana Rita. Interação vocal entre bebês e pais durante a rotina da “troca de fraldas”. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 21-30, jan./jun. 2012.
ANDRADE, Klesia Garcia. Canções e culturas: possibilidades educacionais por meio da fala. Música na Educação Básica, Londrina, v. 6, n. 6, p. 8-21, 2014.
ELKONIN, Daniil Borissovitc. Enfrentando o problema dos estágios no desenvolvimento mental das crianças. Educar em Revista, Curitiba, n. 43, p. 149-172, jan./mar. 2012.
LINO, Dulcimarta Lemos. Música, pesquisa e infância: cantorias do repente. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 31-42, jan./jun. 2012.
MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Um breve olhar para o passado: contribuições para pensar o futuro da educação musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 11-22, jul./dez. 2013.
PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; TUNES, Elizabeth. Da atividade musical e sua expressão psicológica. Curitiba: Prismas/Appris, 2013.
PINO, Angel. As Marcas do Humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
TUNES, Elizabeth; TUNES, Gabriela. O adulto, a criança e a brincadeira. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 73, p. 78-88, jul. 2001.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
______. Psicologia Pedagógica. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
______. Obras Escogidas IV: Paidología del adolescente/ Problemas de la psicologia infantil. Madrid: Machado Libros, 2012.
______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2016.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.