Boneca que fala, boneca que canta: Experiências educativo-musicais na creche

Autores

  • Andréia Pereira de Araújo Martinez Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEDF Faculdade de Educação/Universidade de Brasília-FE/UnB
  • Patrí­cia Lima Martins Pederiva Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade de Brasília-FE/PPGE/UnB

Resumo

A partir de uma experiência com bebês e crianças bem pequenas de uma turma de creche e do conhecimento do contexto desse espaço educativo, o texto provoca reflexões acerca da criança e da educação infantil, sobretudo do trabalho educativo-musical que pode ser realizado com crianças de 0 a 3 anos de idade. Discute a atuação do professor ou da professora que pode desenvolver olhar e escuta atentos, intencionais e sensíveis em relação à criança e, assim, considerar as especificidades existentes no trabalho educativo que envolve essa faixa etária. As discussões baseiam-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que percebe o professor como organizador do espaço social educativo e entende o ser humano como um ser de possibilidades frente à cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Pereira de Araújo Martinez, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEDF Faculdade de Educação/Universidade de Brasília-FE/UnB

Graduada em Pedagogia (2004) com Especialização em Educação Infantil (2012) e Mestrado em Educação (2013), ambos pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia-FE/UnB. Atualmente faz o doutorado em Educação FE/UnB. É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF-SEDF. É membro do Comitê Diretivo do Fórum de Educação Infantil do DF-FEIDF e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas-GEPPE. Realiza pesquisas acerca da criança, infância, Educação Infantil, educação musical, tendo por base teórica a perspectiva histórico-cultural de Vigotski.

 

Patrí­cia Lima Martins Pederiva, Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade de Brasília-FE/PPGE/UnB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da faculdade de Educação da Universidade de Brasília-PPGE/FE/UnB. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas-GEPPE. Trabalha com a perspectiva teórica histórico-cultural de Vigotski.

Referências

ADESSI, Ana Rita. Interação vocal entre bebês e pais durante a rotina da “troca de fraldas”. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 21-30, jan./jun. 2012.

ANDRADE, Klesia Garcia. Canções e culturas: possibilidades educacionais por meio da fala. Música na Educação Básica, Londrina, v. 6, n. 6, p. 8-21, 2014.

ELKONIN, Daniil Borissovitc. Enfrentando o problema dos estágios no desenvolvimento mental das crianças. Educar em Revista, Curitiba, n. 43, p. 149-172, jan./mar. 2012.

LINO, Dulcimarta Lemos. Música, pesquisa e infância: cantorias do repente. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 31-42, jan./jun. 2012.

MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Um breve olhar para o passado: contribuições para pensar o futuro da educação musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 11-22, jul./dez. 2013.

PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; TUNES, Elizabeth. Da atividade musical e sua expressão psicológica. Curitiba: Prismas/Appris, 2013.

PINO, Angel. As Marcas do Humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

TUNES, Elizabeth; TUNES, Gabriela. O adulto, a criança e a brincadeira. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 73, p. 78-88, jul. 2001.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

______. Psicologia Pedagógica. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______. Obras Escogidas IV: Paidología del adolescente/ Problemas de la psicologia infantil. Madrid: Machado Libros, 2012.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2016.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Downloads

Publicado

12-10-2017

Como Citar

Martinez, A. P. de A., & Pederiva, P. L. M. (2017). Boneca que fala, boneca que canta: Experiências educativo-musicais na creche. Música Na Educação Básica, 8(9). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/93