Estúdio Móvel e brincadeira do coco: um projeto para o ensino de música na escola de educação básica
Resumo
Este artigo apresenta propostas para a realização de um projeto para o ensino de música na escola de educação básica, que tem como foco a brincadeira do coco a partir do projeto de estúdio móvel. O texto tem como objetivo refletir sobre propostas de ensino que possam surgir a partir da realidade, do contexto e das demandas dos próprios alunos, a partir de concepções que fundamentam o contexto escolar e a pedagogia de projetos. As sugestões de atividades apresentadas foram elaboradas considerando a brincadeira do coco e a gravação em estúdio, visando articular a cultura popular regional e a tecnologia em sala de aula.Downloads
Referências
AYALA, Maria Ignez Novais, Os cocos: uma manifestação cultural em três momentos do século XX Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php>, Acesso em: 17/mar, 2017.
DEL-BEN. Música nas escolas. In: Salto para o futuro: educação musical escolar. Ano XXI, boletim 08. TV escola, p. 24-33, junho 2011.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. PASSEGI, Maria da Conceição; NETO, João Gomes da Silva; PASSEGI, Luis. Natal – EDUFRN; São Paulo, Paulus, 2008.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da faculdade de educação. São Paulo, v. 24, n. 1, jan./jun. 1998.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. 7 ed, São Paulo: Cortez, 2012.
SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; LAROCCA, Priscila. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 419-433, set./dez. 2004.