Estúdio Móvel e brincadeira do coco: um projeto para o ensino de música na escola de educação básica

Autores

  • Carla Pereira Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rosenilha Fajardo Rocha Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Élcio Rawlison Marques Gomes Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Este artigo apresenta propostas para a realização de um projeto para o ensino de música na escola de educação básica, que tem como foco a brincadeira do coco a partir do projeto de estúdio móvel. O texto tem como objetivo refletir sobre propostas de ensino que possam surgir a partir da realidade, do contexto e das demandas dos próprios alunos, a partir de concepções que fundamentam o contexto escolar e a pedagogia de projetos. As sugestões de atividades apresentadas foram elaboradas considerando a brincadeira do coco e a gravação em estúdio, visando articular a cultura popular regional e a tecnologia em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Pereira Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Música, área de concentração Educação Musical, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora, Adjunto II, do Departamento de Educação Musical, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição na qual atua como chefe de departamento. Foi professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora substituta do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba e da Escola de Música Anthenor Navarro em João Pessoa. Foi Regente do Coral infantil da Paraíba, e é Regente titular da Orquestra de Violões da Paraíba.

Rosenilha Fajardo Rocha, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Etnomusicologia (UFPB), Mestre em Etnomusicologia(UFPB), Especialista em Educação Musical (UFMG), Graduada em Bacharelado em Piano e em Licenciatura Plena em Educação Artística/ Música (CBM). Atualmente professora da Universidade Federal da Paraíba e da Rede Municipal de Ensino, da cidade de Tibau do Sul/ RN. Atuante em projetos sociais . Trabalhos publicados: Cartilha de Atividades no livro “Folguedos da Mata” e “ Iniciação à Flauta Doce através de ritmos brasileiros” Cds gravados: “Sons da Mata” e “Caixinha de Memórias”

Élcio Rawlison Marques Gomes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Contrabaixo pela Universidade Federal da Paraíba, atualmente é aluno do 7º período do curso de Licenciatura em Música na mesma universidade, com habilitação no mesmo instrumento. Atua como bolsista pelo projeto PIBID, e facilitador de música do ensino fundamental I e II do projeto Mais Educação. É professor de Baixo Elétrico do Instituto Paraibano do Ensino do Contrabaixo (IPEC), trabalha em Estúdio de Gravação, além de ser músico instrumentista de diversos segmentos musicais da cidade de cidade João Pessoa.

Referências

AYALA, Maria Ignez Novais, Os cocos: uma manifestação cultural em três momentos do século XX Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php>, Acesso em: 17/mar, 2017.

DEL-BEN. Música nas escolas. In: Salto para o futuro: educação musical escolar. Ano XXI, boletim 08. TV escola, p. 24-33, junho 2011.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. PASSEGI, Maria da Conceição; NETO, João Gomes da Silva; PASSEGI, Luis. Natal – EDUFRN; São Paulo, Paulus, 2008.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da faculdade de educação. São Paulo, v. 24, n. 1, jan./jun. 1998.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. 7 ed, São Paulo: Cortez, 2012.

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; LAROCCA, Priscila. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 419-433, set./dez. 2004.

Downloads

Publicado

12-10-2017

Como Citar

Santos, C. P., Rocha, R. F., & Gomes, Élcio R. M. (2017). Estúdio Móvel e brincadeira do coco: um projeto para o ensino de música na escola de educação básica. Música Na Educação Básica, 8(9). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/88