Percussão corporal no ensino de música1 : três atividades para a educação básica
Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é sugerir caminhos para ensinar música na escola pública de educação básica. Tem como fundamento a teoria de Swanwick (2003), e como inspiração as atividades do grupo Barbatuques, que utiliza a percussão corporal em suas criações musicais. As atividades propostas envolvem criação e reflexão no fazer musical e artístico, coletivo e individual, valorizando a música como elemento vivo de transformação intelectual, cultural e social.
Palavras-chave: Música, Ensino, Escola.
Abstract: The purpose of this article is to suggest ways to teach music in the of public primary education system. Is based on the theory of Swanwick (2003), and as inspiration the activities of Barbatuques group that uses body percussion in his musical creations. The proposed activities involve creating and reflecting on the musical and artistic collective and individual practice, appreciating music as a living element of intellectual, cultural and social transformation.
Key words: Music. Education. School.
Downloads
Referências
BRASIL. Educação Básica. Diretrizes Curriculares. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. ISBN: 978-857783-136-4. < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf&category_slug=julho-2013-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 30/10/2015.
COSTA, Maria Manuela Isaías Afonso da. O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick. Universidade de Lisboa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Teses de mestrado – 2010.
FEDER, Vinícius Burlamaque. Uma etnografia do grupo Barbatuques. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção de título de Bacharel em Ciências Social. Curso de Ciências Sociais. Faculdade de Ciências Sociais. PUC-SP. São Paulo, 2011.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e pratica Em Pauta, v. 13, n. 21, p.5-41, dezembro 2002.
HENTSCHKE, Liane. A Adequação da Teoria Espiral como Teoria de Desenvolvimento Musical. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, n.1, p.47-70, maio 1993.
SOUZA, Jusamara. Sobre as múltiplas formas de ler e escrever música. In: NEVES, Iara et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 1998.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna. 2003.