Percussão corporal no ensino de música1 : três atividades para a educação básica

Autores

  • Cláudia Maria Mesquita Universidade Estadual do Pará - UEPA

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é sugerir caminhos para ensinar música na escola pública de educação básica. Tem como fundamento a teoria de Swanwick (2003), e como inspiração as atividades do grupo Barbatuques, que utiliza a percussão corporal em suas criações musicais. As atividades propostas envolvem criação e reflexão no fazer musical e artístico, coletivo e individual, valorizando a música como elemento vivo de transformação intelectual, cultural e social.

Palavras-chave: Música, Ensino, Escola.

Abstract: The purpose of this article is to suggest ways to teach music in the of public primary education system. Is based on the theory of Swanwick (2003), and as inspiration the activities of Barbatuques group that uses body percussion in his musical creations. The proposed activities involve creating and reflecting on the musical and artistic collective and individual practice, appreciating music as a living element of intellectual, cultural and social transformation.

Key words: Music. Education. School.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria Mesquita, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Cláudia Maria Souza Mesquita possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1992) e Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau/SC (2010). Atualmente, é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA e da Secretaria Estadual de Educação do Pará. É bolsista supervisora do PIBID/UEPA na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho desde agosto de 2012. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte-Educação/Música, Violência na Escola, Práticas Escolares, Representações Sociais.

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Publicado

02-10-2017

Como Citar

Mesquita, C. M. (2017). Percussão corporal no ensino de música1 : três atividades para a educação básica. Música Na Educação Básica, 7(7/8). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/68