Poemas, parlendas, fábulas, histórias e músicas na literatura infantil

Autores

  • Caroline Cao Ponso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo propõe uma reflexãosobre o uso dos livros de literatura infantil naaula de música. A literatura traz consigo umuniverso a ser explorado pela música comopoemas, parlendas, lendas, fábulas, quadrinhas,trava-línguas, provérbios, adivinhas e ashistórias infantis. O artigo é fundamentadonos estudos interdisciplinares (Fazenda, 1994,2002), projetos de trabalho (Hernandez, 2000)e práticas interdisciplinares em música (Ponso,2011). Utilizar a literatura na aula de músicaa fim de possibilitar experiências práticascomo a composição de temas musicais,sonorização de histórias, récitas poéticasou teatros musicados, pode intensificar odiálogo das práticas infantis cotidianas com oconhecimento musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Cao Ponso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É licenciada em Música pela Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Artespelo Centro de Artes e Educação Física (Caef ) na mesmauniversidade. Cursou o mestrado em Educação naUFRGS, dissertando sobre as concepções das criançassobre música na escola. É professora do município dePorto Alegre, onde ministra aulas de música e cantocoral. É autora do livro Música em diálogo: ações interdisciplinaresna educação infantil (Sulina, 2008). Jáministrou cursos para o Projeto Poema, da OrquestraSinfônica de Porto Alegre (Ospa), na Secretaria Municipalde Educação de Porto Alegre e nos cursos deextensão do Programa de Pós-Graduação em Músicada UFRGS. Através da pesquisa e prática integradasque a autora visualiza uma abrangência da música nocotidiano escolar e na aprendizagem musical infantil.

Referências

BARBATUQUES. Corpo do som. São Paulo: MCD,

1 CD.

______. O seguinte é esse. São Paulo: MCD, 2005.

CD.

BARBOSA, R. A. Os gêmeos do tambor. São Paulo:

DCL, 2006.

BELINKY, T. Coral dos bichos. Ilustração: Jotah. São

Paulo: FTD, 2000.

BIAZETTO, C.; SOUZA, G. de; HERRMANN, J. Cantigas

de ninar vento. São Paulo: Paulus, 2007.

BRAGUINHA; RIBEIRO, A. Tem gato na tuba. São

Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia

para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.769, de

de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de

de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases

da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade

do ensino da música na educação básica. Brasília,

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm>.

Acesso em: 10 abr. 2011.

BRASIL, J. V. Pandorga da lua. Porto Alegre: WS Editor,

DEL-BEN, L. Música nas escolas. Salto Para o Futuro:

Educação Musical Escolar, ano 21, boletim 8, p.

-33, jun. 2011. Disponível em: <http://tvbrasil.org.

br/fotos/salto/series/16075508-Edu.Musical.pdf>.

Acesso em: 10 jul. 2011.

DE PAULA, A. L. Pombinha branca. São Paulo: Callis,

DUNCAN, K.; STRINGLE, S. A história do tatu. Trad.

Luciano Machado. São Paulo: Ática, 2001.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e

pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.

______. Interdisciplinaridade: dicionário em construção.

São Paulo: Cortez, 2002.

FINKLER, G.; ZAMBELLI, J. A mulher gigante. Porto

Alegre: Projeto, 2004.

HENTSCHKE, L. et al. A orquestra tintim por tintim.

São Paulo: Moderna, 2005.

HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa

e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas,

HONORA, M. O canto de Bento. São Paulo: Ciranda

Cultural, 2008.

KITAMURA, S. Igor, o passarinho que não sabia cantar.

São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.

MACHADO, A. M. Festa no céu. Ilustrações: Marilda

Castanha. São Paulo: FTD. 2004.

PEDRO E O LOBO. Ilustrações: Bono Vox. São Paulo:

Conrad, 2008.

PONSO, C. C. Música em diálogo: ações interdisciplinares

na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre:

Sulina, 2011.

THEBAS, C. Amigos do peito. Belo Horizonte: Formato,

TORRES, M. C. de A. Conhecer e selecionar livros

de música para a escola: práticas realizadas nas

aulas de didática do ensino da música. In: ENCONTRO

REGIONAL DA ABEM SUL, 14., 2001, Maringá.

Anais… Maringá: Abem, 2011. p. 386-395.

Publicado

08-05-2013

Como Citar

Ponso, C. C. (2013). Poemas, parlendas, fábulas, histórias e músicas na literatura infantil. Música Na Educação Básica, 3(3). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/41