Poemas, parlendas, fábulas, histórias e músicas na literatura infantil
Resumo
Este artigo propõe uma reflexãosobre o uso dos livros de literatura infantil naaula de música. A literatura traz consigo umuniverso a ser explorado pela música comopoemas, parlendas, lendas, fábulas, quadrinhas,trava-línguas, provérbios, adivinhas e ashistórias infantis. O artigo é fundamentadonos estudos interdisciplinares (Fazenda, 1994,2002), projetos de trabalho (Hernandez, 2000)e práticas interdisciplinares em música (Ponso,2011). Utilizar a literatura na aula de músicaa fim de possibilitar experiências práticascomo a composição de temas musicais,sonorização de histórias, récitas poéticasou teatros musicados, pode intensificar odiálogo das práticas infantis cotidianas com oconhecimento musical.Downloads
Referências
BARBATUQUES. Corpo do som. São Paulo: MCD,
1 CD.
______. O seguinte é esse. São Paulo: MCD, 2005.
CD.
BARBOSA, R. A. Os gêmeos do tambor. São Paulo:
DCL, 2006.
BELINKY, T. Coral dos bichos. Ilustração: Jotah. São
Paulo: FTD, 2000.
BIAZETTO, C.; SOUZA, G. de; HERRMANN, J. Cantigas
de ninar vento. São Paulo: Paulus, 2007.
BRAGUINHA; RIBEIRO, A. Tem gato na tuba. São
Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia
para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.769, de
de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de
de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases
da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade
do ensino da música na educação básica. Brasília,
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm>.
Acesso em: 10 abr. 2011.
BRASIL, J. V. Pandorga da lua. Porto Alegre: WS Editor,
DEL-BEN, L. Música nas escolas. Salto Para o Futuro:
Educação Musical Escolar, ano 21, boletim 8, p.
-33, jun. 2011. Disponível em: <http://tvbrasil.org.
br/fotos/salto/series/16075508-Edu.Musical.pdf>.
Acesso em: 10 jul. 2011.
DE PAULA, A. L. Pombinha branca. São Paulo: Callis,
DUNCAN, K.; STRINGLE, S. A história do tatu. Trad.
Luciano Machado. São Paulo: Ática, 2001.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e
pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.
______. Interdisciplinaridade: dicionário em construção.
São Paulo: Cortez, 2002.
FINKLER, G.; ZAMBELLI, J. A mulher gigante. Porto
Alegre: Projeto, 2004.
HENTSCHKE, L. et al. A orquestra tintim por tintim.
São Paulo: Moderna, 2005.
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa
e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas,
HONORA, M. O canto de Bento. São Paulo: Ciranda
Cultural, 2008.
KITAMURA, S. Igor, o passarinho que não sabia cantar.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.
MACHADO, A. M. Festa no céu. Ilustrações: Marilda
Castanha. São Paulo: FTD. 2004.
PEDRO E O LOBO. Ilustrações: Bono Vox. São Paulo:
Conrad, 2008.
PONSO, C. C. Música em diálogo: ações interdisciplinares
na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre:
Sulina, 2011.
THEBAS, C. Amigos do peito. Belo Horizonte: Formato,
TORRES, M. C. de A. Conhecer e selecionar livros
de música para a escola: práticas realizadas nas
aulas de didática do ensino da música. In: ENCONTRO
REGIONAL DA ABEM SUL, 14., 2001, Maringá.
Anais… Maringá: Abem, 2011. p. 386-395.