Música, jogo e poesia na educação musical escolar
Resumo
O texto discute alguns entrelaçamentos e possibilidades de diálogo entre estudos sobre as culturas lúdicas da infânciae a produção de música para crianças. Comuma abordagem lúdica do ensino de música, otexto focaliza o trabalho com canções brasileirasarranjadas para jogos de copos, buscandopossibilidades metodológicas que valorizema produção musical dos alunos. O repertórioabrange canções, parlendas e trava-línguas,acompanhados com materiais simples, comocopos plásticos e sons corporais. Inventandonovas formas de brincar e tocar as músicas,procura-se favorecer a expressão criativa eprazerosa da criança no fazer musical coletivo.Os arranjos foram concebidos para a práticamusical no contexto escolar e permitem múltiplasformas de utilização em sala de aula peloprofessor.Downloads
Referências
BEINEKE, V.; FREITAS, S. P. R. Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos. São
Paulo: Ciranda Cultural, 2006.
BOSCH, S. Aprendiendo de ellos. 2007. Disponível em: < http://papagayo.montevideo.
com.uy/aprendiendo.htm > Acesso em: 30 de maio 2007.
BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar
e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. p. 19-32.
BRUM, J. Dirección escénica de los espectáculos musicales infantiles. Palestra
apresentada no 6º Encontro da Canção Latino-americana e Caribenha, Belo Horizonte,
UFMG, 2003. Disponível em: <http://jupiter.cp.ufmg.br/6encontro/port/
docum/P5_Julio%20Brum.doc> Acesso em: 18 de dez. 2003.
BRUM, J. La batalla por el imaginario: hacerle cosquillas a las ideas, agitar la
sensibilidad, navegar por otros mundos. In: BRUM, J. (Org.). Panorama del Movimiento
de la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña: estudios, reflexiones y
propuestas acerca de las canciones para la infancia. Montevideo: 7º Encuentro de
la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña, 2005. p. 65-72.
FURNARI, Eva. Assim assado. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.
____. Não confunda. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2002a.
____. Travadinhas. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.
____. Você troca? 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2002b.
GIROUX, H. A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de educação. In: SILVA,
T. T. (Org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais.
Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 85-103.
GULLCO, J. La canción para niños en América Latina y
el Caribe como “genérico musical”. In: BRUM, J. (Org.).
Panorama del Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana
y Caribeña: estudios, reflexiones y propuestas
acerca de las canciones para la infancia. Montevideo:
º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana y
Caribeña, 2005. p. 13-21.
LEITE, M. I. F. P. Brincadeiras de menina na escola e na
rua: reflexões da pesquisa no campo. Caderno Cedes,
v. 22, n. 56, p. 63-80, 2002. Disponível em http://www.
scielo.br/pdf/ccedes/v22n56/10865.pdf. Acesso em:
de dez. 2007.
LIMA, R. C. Cambalhota. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 2003.
____. De cabeça pra baixo. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 2000.
____. Do avesso. São Paulo: Companhia das Letrinhas,
NÓBREGA, M. J.; PAMPLONA, R. Salada, saladinha –
parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PEREIRA, E. T. Brincar e criança. In: CARVALHO, A. et
al. (Orgs.). Brincar(es). Belo Horizonte: Editora UFMG;
Pró-Reitoria de Extensão/UFMG, 2005a. p. 17-27.
PEREIRA, E. T. Pandalelê: Laboratório de brincadeiras.
In: CARVALHO, A. et al. (Orgs.), Brincar(es), Belo Horizonte:
Editora UFMG; Pró-Reitoria de Extensão/UFMG,
b. p. 141-152.
PESCETTI, L. M. Canciones de siete leguas. In: BRUM,
J. (Org.) Panorama del Movimiento de la Canción Infantil
Latinoamericana y Caribeña: estudios, reflexiones
y propuestas acerca de las canciones para la infancia.
Montevideo: 7º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana
y Caribeña, 2005. p. 33-41.
QUEIROZ, M.; TADEU, E. Direção cênica de espetáculos
musicais para crianças - a experiência do Rodapião,
Disponível em: < http://jupiter.cp.ufmg.
br/6encontro/port/docum/P5_Miguel%20e%20Tadeu.
doc> Acesso em: 18 dez. 2003.
RESCALA, T. Música alternativa? Mídia alternativa. Disponível
em: <http://papagayo.montevideo.com.uy./alter.
htm> Acesso em: 30 de maio 2007.
SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância.
Braga, Portugal, Instituto de Estudos da Criança da
Universidade do Minho, 2003. Disponível em:
www.old.iec.uminho.pt/promato/textos/ImaCultInfancia.
pdf>. Acesso em 15 de jul. de 2005.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas
da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA,
A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas
da infância e educação. Porto: Portugal,
Asa, 2004. p. 9-34.
SILVA, G. F. V. Um estudo sobre brincadeiras cantadas
da infância: jogos de mãos apresentados por crianças
de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso: Florianópolis:
Universidade do Estado de Santa Catarina,
SOSSA, J. Una puesta en escena pensada en los niños
o la expedición al mundo infantil. In Brum, J. (Org.), Panorama
del Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana
y Caribeña: estudios, reflexiones y propuestas
acerca de las canciones para la infancia. Montevideo:
º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana y
Caribeña, 2005. p. 73-91.
TADEU, E. Cotidiano sonoro. In: BRUM, J. (Org.). Panorama
del Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana
y Caribeña: estudios, reflexiones y propuestas
acerca de las canciones para la infancia. Montevideo:
º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana y
Caribeña, 2005. p. 59-64.