Música, jogo e poesia na educação musical escolar

Autores

  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Resumo

O texto discute alguns entrelaçamentos e possibilidades de diálogo entre estudos sobre as culturas lúdicas da infânciae a produção de música para crianças. Comuma abordagem lúdica do ensino de música, otexto focaliza o trabalho com canções brasileirasarranjadas para jogos de copos, buscandopossibilidades metodológicas que valorizema produção musical dos alunos. O repertórioabrange canções, parlendas e trava-línguas,acompanhados com materiais simples, comocopos plásticos e sons corporais. Inventandonovas formas de brincar e tocar as músicas,procura-se favorecer a expressão criativa eprazerosa da criança no fazer musical coletivo.Os arranjos foram concebidos para a práticamusical no contexto escolar e permitem múltiplasformas de utilização em sala de aula peloprofessor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutora e Mestre em Música – Educação Musical– pela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul (UFRGS). Professora do Curso de Licenciaturaem Música e do Programa de Pós-Graduaçãoem Música da Universidade do Estado de SantaCatarina (UDESC). Autora da coleção Canções domundo para tocar (2001 e 2002) e do livro/CD/CD-Rom para crianças Lenga la Lenga: jogos demãos e copos (2006). Atua em temáticas relacionadasà formação de professores, produção dematerial didático e o ensino de música na escolabásica, com ênfase na aprendizagem criativa.

Referências

BEINEKE, V.; FREITAS, S. P. R. Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos. São

Paulo: Ciranda Cultural, 2006.

BOSCH, S. Aprendiendo de ellos. 2007. Disponível em: < http://papagayo.montevideo.

com.uy/aprendiendo.htm > Acesso em: 30 de maio 2007.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar

e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. p. 19-32.

BRUM, J. Dirección escénica de los espectáculos musicales infantiles. Palestra

apresentada no 6º Encontro da Canção Latino-americana e Caribenha, Belo Horizonte,

UFMG, 2003. Disponível em: <http://jupiter.cp.ufmg.br/6encontro/port/

docum/P5_Julio%20Brum.doc> Acesso em: 18 de dez. 2003.

BRUM, J. La batalla por el imaginario: hacerle cosquillas a las ideas, agitar la

sensibilidad, navegar por otros mundos. In: BRUM, J. (Org.). Panorama del Movimiento

de la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña: estudios, reflexiones y

propuestas acerca de las canciones para la infancia. Montevideo: 7º Encuentro de

la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña, 2005. p. 65-72.

FURNARI, Eva. Assim assado. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.

____. Não confunda. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2002a.

____. Travadinhas. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.

____. Você troca? 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2002b.

GIROUX, H. A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de educação. In: SILVA,

T. T. (Org). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais.

Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 85-103.

GULLCO, J. La canción para niños en América Latina y

el Caribe como “genérico musical”. In: BRUM, J. (Org.).

Panorama del Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana

y Caribeña: estudios, reflexiones y propuestas

acerca de las canciones para la infancia. Montevideo:

º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana y

Caribeña, 2005. p. 13-21.

LEITE, M. I. F. P. Brincadeiras de menina na escola e na

rua: reflexões da pesquisa no campo. Caderno Cedes,

v. 22, n. 56, p. 63-80, 2002. Disponível em http://www.

scielo.br/pdf/ccedes/v22n56/10865.pdf. Acesso em:

de dez. 2007.

LIMA, R. C. Cambalhota. São Paulo: Companhia das

Letrinhas, 2003.

____. De cabeça pra baixo. São Paulo: Companhia das

Letrinhas, 2000.

____. Do avesso. São Paulo: Companhia das Letrinhas,

NÓBREGA, M. J.; PAMPLONA, R. Salada, saladinha –

parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.

PEREIRA, E. T. Brincar e criança. In: CARVALHO, A. et

al. (Orgs.). Brincar(es). Belo Horizonte: Editora UFMG;

Pró-Reitoria de Extensão/UFMG, 2005a. p. 17-27.

PEREIRA, E. T. Pandalelê: Laboratório de brincadeiras.

In: CARVALHO, A. et al. (Orgs.), Brincar(es), Belo Horizonte:

Editora UFMG; Pró-Reitoria de Extensão/UFMG,

b. p. 141-152.

PESCETTI, L. M. Canciones de siete leguas. In: BRUM,

J. (Org.) Panorama del Movimiento de la Canción Infantil

Latinoamericana y Caribeña: estudios, reflexiones

y propuestas acerca de las canciones para la infancia.

Montevideo: 7º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana

y Caribeña, 2005. p. 33-41.

QUEIROZ, M.; TADEU, E. Direção cênica de espetáculos

musicais para crianças - a experiência do Rodapião,

Disponível em: < http://jupiter.cp.ufmg.

br/6encontro/port/docum/P5_Miguel%20e%20Tadeu.

doc> Acesso em: 18 dez. 2003.

RESCALA, T. Música alternativa? Mídia alternativa. Disponível

em: <http://papagayo.montevideo.com.uy./alter.

htm> Acesso em: 30 de maio 2007.

SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância.

Braga, Portugal, Instituto de Estudos da Criança da

Universidade do Minho, 2003. Disponível em:

www.old.iec.uminho.pt/promato/textos/ImaCultInfancia.

pdf>. Acesso em 15 de jul. de 2005.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas

da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA,

A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas

da infância e educação. Porto: Portugal,

Asa, 2004. p. 9-34.

SILVA, G. F. V. Um estudo sobre brincadeiras cantadas

da infância: jogos de mãos apresentados por crianças

de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso: Florianópolis:

Universidade do Estado de Santa Catarina,

SOSSA, J. Una puesta en escena pensada en los niños

o la expedición al mundo infantil. In Brum, J. (Org.), Panorama

del Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana

y Caribeña: estudios, reflexiones y propuestas

acerca de las canciones para la infancia. Montevideo:

º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana y

Caribeña, 2005. p. 73-91.

TADEU, E. Cotidiano sonoro. In: BRUM, J. (Org.). Panorama

del Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana

y Caribeña: estudios, reflexiones y propuestas

acerca de las canciones para la infancia. Montevideo:

º Encuentro de la Canción Infantil Latinoamericana y

Caribeña, 2005. p. 59-64.

Publicado

08-05-2013

Como Citar

Beineke, V. (2013). Música, jogo e poesia na educação musical escolar. Música Na Educação Básica, 3(3). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/35