Propostas inclusivas com estudantes surdos em aulas de música na escola
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131605Palavras-chave:
Música, Inclusão, Surdez, Proposta PedagógicaResumo
O tema deste artigo é a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva à música e a sua inclusão efetiva em processos de musicalização no contexto escolar. Partimos da discussão de dois pontos teóricos: a educação e os marcos legais da inclusão, e a surdez e a cultura surda. A partir da problematização destes conceitos, apresentamos três propostas de inclusão de pessoas surdas em aulas de música na educação básica, que compreendem uma prática de apreciação, uma proposta de percussão e uma atividade de coral de Libras. As propostas contêm diversos exemplos de repertório para que, ao final, possamos contribuir com a reflexão e com a prática de professoras e professores da educação básica a respeito da inclusão no ensino de música, considerando as diferentes culturas.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso: 9 abr. 2024.
BRASIL. Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm. Acesso em: 09 abr. 2024.
BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF 2002.
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10. 436, de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua de sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 2005.
DE PAULA, Tatiane Ribeiro Morais. A musicalidade da criança surda: educação e desenvolvimento. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB. Brasília – DF, 2022.
FINCK, Regina. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectivas para a ação pedagógica inclusiva. Porto Alegre: 2009. 234 f. Tese (Doutorado em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2009.
LIMA, Gueidson P. de. Música e surdez: o ensino de música numa perspectiva bilíngue na escola regular. 2015. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir. A musicalidade do surdo: representação e estigma. São Paulo: Plexus, 2003.
HARVEY, Mandy. ATTEBERRY, Mark. Sensing the Rhythm: Finding My Voice in a World Without Sound. New York, London: Howard Books, 2018.
MATHIAS, Mercia. Música e Surdez (1986-2016): trinta anos de produção do conhecimento no Brasil. Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical. In: XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM, 8º., Teresina. Anais [...] Teresina 25 a 27 de outubro de 2016. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ernd/v2/papers/2098/public/2098-6938-1-PB.pdf Acesso: 28 de nov. 2023.
PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto. Identidades surdas. In: SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças 2. ed. Rio Grande do Sul - RS: Mediação, 1998, p. 51-71.
SOBRAL, Renata Andrade; GODIM, Suelen Tavares. Do processo de inclusão ao direito à comunicação: A experiência do Coral de LIBRAS "Incluir". Revista Conexão UEPG, v. 15, n. 3, p. 257-261, 2019. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0004
SODRÉ DE JESUS, Solange. Educação musical inclusiva com estudantes surdos na educação básica. Artigo e Produto Educacional (Música para pessoas surdas: propostas inclusivas para pessoas surdas em aulas de música na educação básica) - Trabalho final de Mestrado Profissional em Artes. Rede Prof-Artes. Instituto Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2024a.
SODRÉ DE JESUS, Solange. Música para pessoas surdas: propostas inclusivas para pessoas surdas em aulas de música na educação básica. Produto pedagógico ligado ao trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Artes. Rede Prof-Artes. Instituto Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2024b.
STROBEL, Karin Lilian. As imagens do outro sobre a cultura surda. 1. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2008.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso: 29 jul. 2023.
UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). Disponível em: unicef.org. Acesso em: 29 jul. 2023.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A importância da inserção da música na escola: direito fundamental das pessoas. Global Dialogue, v.6, n.3, p. 85–106. 2023. https://doi.org/10.53660/GDIA.166.407