Propostas inclusivas com estudantes surdos em aulas de música na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131605

Palavras-chave:

Música, Inclusão, Surdez, Proposta Pedagógica

Resumo

O tema deste artigo é a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva à música e a sua inclusão efetiva em processos de musicalização no contexto escolar. Partimos da discussão de dois pontos teóricos: a educação e os marcos legais da inclusão, e a surdez e a cultura surda. A partir da problematização destes conceitos, apresentamos três propostas de inclusão de pessoas surdas em aulas de música na educação básica, que compreendem uma prática de apreciação, uma proposta de percussão e uma atividade de coral de Libras. As propostas contêm diversos exemplos de repertório para que, ao final, possamos contribuir com a reflexão e com a prática de professoras e professores da educação básica a respeito da inclusão no ensino de música, considerando as diferentes culturas.

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Biografia do Autor

Solange Sodré de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestra em Artes pelo IFG, Mestranda em Educação Básica - Cepae pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em LIBRAS e educação inclusiva e especial. Licenciada em Pedagogia pelo Uni-ANHANGUERA, com experiência como professora, intérprete de LIBRAS e professora de educação especial. Trabalhou na Uni-ANHANGUERA (professora e intérprete de LIBRAS) e na Rede Estadual de Ensino (intérprete de LIBRAS), e atualmente como professora de educação especial e alfabetizadora.

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha). Mestre em Música (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). Licenciado em Música (EMAC-UFG). É docente efetivo da carreira EBTT, atuando no Instituto Federal de Goiás (Brasil) na Licenciatura em Música e no Mestrado Prof-Artes. Foi professor convidado na UFG e UFRGS (Brasil), e USC e UNIR (Espanha). Diretor de Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da ANPAIF (Gestão 2023/24). Coordena o MOUSIKÊ - Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical. Editor da revista Nupeart (Qualis A1 em Arte e Educação). Autor de diversos livros e artigos na área da educação musical. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Didática e Formação de Professores.

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE-UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC-UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC-UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC-UFG). Integrante (pesquisador) do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA-UFG) e do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ-IFG). Docente de Nível Médio e Nível Superior na área de Educação Musical no Instituto Federal de Goiás. Docente e orientador no programa de Pós-graduação stricto sensu em Artes (Prof-Artes) do IFG. Pesquisa na área de Ensino-aprendizagem em Música, Educação Musical, Educação Estética e Indústria Cultural.

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Publicado

10-09-2024

Como Citar

Jesus, S. S. de, Pereira, E. P. R., & Costa, C. A. da. (2024). Propostas inclusivas com estudantes surdos em aulas de música na escola. Música Na Educação Básica, 13(16), e131605. https://doi.org/10.33054/MEB131605