Gênero e sexualidade na educação musical escolar: vamos pensar juntes?
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131603Palavras-chave:
Educação musical escolar, Gênero, SexualidadeResumo
Neste artigo, propomos, a partir de três situações-problemas, reflexões, bases e estratégias para docentes de música frente a questões de gênero e sexualidade na escola de educação básica. Baseamo-nos, nesta proposta, em experiências e na literatura acadêmica sobre o tema. Convidamos docentes, gestoras/es/us e demais profissionais da educação para refletirem sobre gênero e sexualidade na educação musical escolar, trazendo perspectivas para problematizar e desconstruir a cultura da violência.
Downloads
Referências
ABRAMO, Joseph Michael. Gender differences of popular music production in secondary schools. Journal of Research in Music Education, [s. l.], v. 59, n. 1, p. 21–43, 2011.
BAIBICH, Tânia Maria. Preconceito e escola: vocabulário de conceitos e palavras-chave. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
BAIBICH-FARIA, Tânia Maria; MENEGHETTI, Francis. A Escola de Frankfurt e seu legado. Revista Espaço Pedagógico, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 71–84, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.
BROWN, George. Considerações gerais sobre a sexualidade. Manual MSD. Disponível em:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/assuntos-especiais/sexualidade/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-sexualidade. Acesso em: 05 abr. 2024.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CASSIANO, Ophelia. Guia para “Linguagem Neutra” (PT-BR). 2023. Disponível em: https://medium.com/guia-para-linguagem-neutra-pt-br/guia-para-linguagem-neutra-pt-br-f6d88311f92b. Acesso em 08 abr. 2024.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião. 2.Ed., 2012.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da “ideologia de gênero”: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Revista Psicologia Política, v. 18, n. 43, p. 449-502, 2018.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 49-73, abr./nov. 2000.
LIONÇO, Tatiana. Criminalização do assédio ideológico nas escolas: ideologia de gênero como argumento central na disputa fundamentalista da política de educação. In: RODRIGUES, Alexandro; MONZELI, Gustavo; FERREIRA, Sérgio. A política no corpo: gêneros e sexualidades em disputa. Vitória: EDUFES, p. 145-160, 2016.
LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 541–553, 2001.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46. p. 201-218, dez. 2007.
MATTOS, Amana Rocha. Discursos ultraconservadores e o truque da "ideologia de gênero": gênero e sexualidades em disputa na educação. Rev. psicol. polít., São Paulo , v. 18, n. 43, p. 573-586, dez. 2018.
MISKOLCI, Richard. Pânicos morais e controle social: reflexões sobre o casamento gay. Cadernos Pagu, v. 28, p. 101-128, jan./jun., 2007.
NUNES, César Aparecido. Desvendando a sexualidade. Campinas: Papirus, 1987.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Porto Alegre, Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez, 1995.
SCOTT, Joan Wallach. Gender: still a useful category of analysis?. Diogenes, Brasília, n. 225. p. 7-14, 2010.
SEFFNER, Fernando. Tem nexo não falar sobre sexo na escola? Revista textual, SINPRO/RS, v. 1, n. 25, p. 22-29, 2017.
VESTIDO Nuevo. Direção de Sergi Pérez. Barcelona: Espanha: Escándalo Films, 2007.
WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.