Gênero e sexualidade na educação musical escolar: vamos pensar juntes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131603

Palavras-chave:

Educação musical escolar, Gênero, Sexualidade

Resumo

Neste artigo, propomos, a partir de três situações-problemas, reflexões, bases e estratégias para docentes de música frente a questões de gênero e sexualidade na escola de educação básica. Baseamo-nos, nesta proposta, em experiências e na literatura acadêmica sobre o tema. Convidamos docentes, gestoras/es/us e demais profissionais da educação para refletirem sobre gênero e sexualidade na educação musical escolar, trazendo perspectivas para problematizar e desconstruir a cultura da violência.

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Biografia do Autor

Yanaêh Vasconcelos Mota, Universidade Federal do Ceará, campus Sobral

Professora do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Ceará (campus Sobral), doutoranda em música (área de concentração: Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMus/UFRGS), mestra em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo PPGMus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGMus/UFRN) e licenciada em música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista de mestrado (CAPES – 2018/2020) e, neste período, desenvolveu pesquisa sob a temática de gênero, diversidade sexual e desenvolvimento profissional. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o mesmo campo temático de gênero, focalizando na docência de música de pessoas trans* e travestis.
http://lattes.cnpq.br/1949474973615252

Mário André Wanderley Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor da Escola de Música da UFRN e presidente da ABEM (gestão 2024-2026). Pós-Doutorado em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo PPGMus/UFRN. Doutorado em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo PPGMus/UFRGS. Mestrado em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo PPGM/UFPB. Especialização em Educação Musical (pós-graduação lato-sensu) pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros-MG (FASA). Licenciatura em Artes-Música (Habilitação: Violão) pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG (Unimontes). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Música da Escola de Música da UFRN (GRUMUS/UFRN). É Editor de Seção do Periódico Diálogos Sonoros – Revista do PPGMus/UFRN.
http://lattes.cnpq.br/3051960153236945

Francisco Ernani de Lima Barbosa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob a orientação do professor Dr. Agostinho Jorge de Lima. Possui graduação em Música e Especialização em Metodologias em Educação Musical pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), Especialização em Gestão Escolar integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música (GRUMUS-UFRN). É Professor de Arte/Música na Secretaria de Educação do Estado do Ceará/SEDUC, lotado na 10 Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 10 como Coordenador Regional do Projeto Professor Diretor de Turma – CRPPDT e Assistente Técnico do Protagonismo Estudantil. Tem experiência em educação a distância, formação de professores, ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e regência de bandas.
http://lattes.cnpq.br/6616967763010332

Michel Vincent de Oliveira Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS-UFC), vinculado à linha de pesquisa Cidade, Desigualdades Sociais, Movimentos Socioculturais e Educação. Pós-graduado em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Licenciado em Sociologia e Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)(2020-2022). Atuou como bolsista no Projeto de Extensão Trans*formar (2019) na Unilab. Integra, desde 2019, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS-UFRN) na linha de Gênero, Sexualidade e Educação Musical. Desde 2023, integra o Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI-UFC). Participa da Rede Brasileira de Estudos Trans/Travestis e é filiado ao Instituto Brasileiro de Transmasculinidades do Ceará (Ibrat-CE). Entre as áreas de interesse, destacam-se: sociologia política; sociologia e antropologia digital; estudos críticos sobre neoliberalismo; identidade e subjetividade política; estudos trans e/ou travestis; movimentos sociais e ativismos.
http://lattes.cnpq.br/4121560384112237

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Publicado

19-06-2024

Como Citar

Vasconcelos Mota, Y., Wanderley Oliveira, M. A., de Lima Barbosa, F. E., & de Oliveira Sampaio, M. V. (2024). Gênero e sexualidade na educação musical escolar: vamos pensar juntes?. Música Na Educação Básica, 13(16), e131603. https://doi.org/10.33054/MEB131603