Narrativas musicais como prática automedial para a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131604

Palavras-chave:

Música na escola, Musicobiografização, Narrativas musicais

Resumo

Esta proposta pedagógico-musical apresenta uma releitura de uma prática de estágio na perspectiva da musicobiografização. Os estudantes elaboraram narrativas musicais, convergindo histórias de vida com o cantar, tocar, apreciar e criar música. Intentamos mostrar como as narrativas musicais compreendidas como medium permitem construir propostas de ensino que levem os alunos à abertura para a descoberta de si, na relação com o outro e com o mundo, em seus processos de criação. Esse é um convite para abrir a sala de aula às narrativas musicais. Nesse sentido, a perspectiva da musicobiografização orienta a adoção de práticas automediais em sala de aula como modo de sustentar as escolhas do sujeito na modelagem da sua experiência no medium música. O artigo apresenta manifestações culturais indígenas, africanas e brasileiras tomando a forma das subjetividades implicadas no processo de criação: obras que representam seus criadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidade de Brasília

Possui pós-doutorado em Educação na linha de pesquisa cultura escrita, linguagens e aprendizagens pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2019), doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) - linha Educação Musical, e mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006). É licenciada em Música pelo IPA/RS e em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Atua como docente nos cursos de licenciatura em Música presencial e a distância, nos programas de Pós-graduação em Música – PPGMUS e Mestrado Profissional – Profartes na Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Autobiografia, registrado no CNPq desde 2013. É bolsista do CNPq - PQ2.
http://lattes.cnpq.br/0880820345740922

Hugo Leonardo Guimarães Souza, Instituto Federal de Brasília

Professor de música, violonista, cantor e compositor. É mestre em Educação Musical pela Universidade de Brasília e especialista em Educação Musical pela Faculdade Cristo Rei, Paraná. Graduado em Educação Artística – Habilitação em Música pela UnB (2011), atua como professor de música no Instituto Federal de Brasília campus Ceilândia desde o ano de 2016. Foi professor na rede privada entre 2011 e 2013 e na Secretaria de Educação do DF de 2014 a 2016. Atualmente tem como foco o desenvolvimento de propostas de formação musical alinhadas à pesquisa autobiográfica. É pesquisador do grupo Grupo de Pesquisa: Educação Musical Escolar e Autobiografia – GEMAB, que integra a Linha de Pesquisa Educação Musical e Pesquisa Autobiográfica, do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade de Brasília.
http://lattes.cnpq.br/3272244486350785

Gustavo Aguiar Malafaia de Araújo, Instituto Federal de Brasília

Possui mestrado em Música pela Universidade de Brasília (2017), Pós-graduação em Educação e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014), Licenciatura em música pela Universidade de Brasília (2012) e Técnico em Música pela Escola de Música de Brasília (2015). Atua como docente nos cursos de licenciatura em educação profissional, no ensino médio integrado e no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Brasília. Atua como membro e músico da Igreja Betesda Brasília e possui composições e arranjos musicais de sua autoria. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: paradigma antropoformador da Pesquisa-Formação-Ação transdisciplinar, Documentação Narrativa, Construção de sentidos na formação musical, Prática em conjunto, Formação de bandas, Canto Coral, Violão popular e Guitarra elétrica. É pesquisador do grupo Grupo de Pesquisa: Educação Musical Escolar e Autobiografia – GEMAB, que integra a Linha de Pesquisa Educação Musical e Pesquisa Autobiográfica, do Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade de Brasília.
http://lattes.cnpq.br/8004389236921764

Referências

ABREU, Delmary Vasconcelos. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da ABEM, v. 30, n. 2, e30202. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1099. Acesso em: 31 mai. 2024.

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois educadores musicais do Distrito Federal. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080. Acesso em: 31 mai. 2024.

ALHEIT, Peter. Biografização como competência-chave na modernidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 31-41, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/297. Acesso em: 31 mai. 2024.

ARAÚJO, Gustavo Aguiar Malafaia de. Construindo sentidos na formação musical: pesquisa-formação-ação com estudantes da primeira turma de ensino médio integrado do IFB-CSAM. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

DELORY-MOMBERGER, Christine. História de vida e pesquisa biográfica em educação. Natal: EDUFRN, 2024.

DELORY-MOMBERGER, Christine; BOURGUIGNON, Jean-Claude. Medialidades biográficas, práticas de si e do mundo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 8. n. 23, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19443. Acesso em: 31 mai. 2024.

SOUZA, Hugo, L. G. Experiências musicais formativas do sujeito com o lugar: construindo caminhos para o ensino de música no IFB-CCEI. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, 2018.

SHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Playlists em tempos de pandemia da covid19: narrativas de educadores e educadoras musicais integrantes de um grupo de estudos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1595-1613. Acesso em: 31 mai. 2024.

Downloads

Publicado

22-06-2024

Como Citar

Abreu, D. V. de, Guimarães Souza, H. L., & Aguiar Malafaia de Araújo, G. (2024). Narrativas musicais como prática automedial para a sala de aula . Música Na Educação Básica, 13(16), e131604. https://doi.org/10.33054/MEB131604