Narrativas musicais como prática automedial para a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131604Palavras-chave:
Música na escola, Musicobiografização, Narrativas musicaisResumo
Esta proposta pedagógico-musical apresenta uma releitura de uma prática de estágio na perspectiva da musicobiografização. Os estudantes elaboraram narrativas musicais, convergindo histórias de vida com o cantar, tocar, apreciar e criar música. Intentamos mostrar como as narrativas musicais compreendidas como medium permitem construir propostas de ensino que levem os alunos à abertura para a descoberta de si, na relação com o outro e com o mundo, em seus processos de criação. Esse é um convite para abrir a sala de aula às narrativas musicais. Nesse sentido, a perspectiva da musicobiografização orienta a adoção de práticas automediais em sala de aula como modo de sustentar as escolhas do sujeito na modelagem da sua experiência no medium música. O artigo apresenta manifestações culturais indígenas, africanas e brasileiras tomando a forma das subjetividades implicadas no processo de criação: obras que representam seus criadores.
Downloads
Referências
ABREU, Delmary Vasconcelos. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da ABEM, v. 30, n. 2, e30202. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1099. Acesso em: 31 mai. 2024.
ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois educadores musicais do Distrito Federal. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080. Acesso em: 31 mai. 2024.
ALHEIT, Peter. Biografização como competência-chave na modernidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 31-41, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/297. Acesso em: 31 mai. 2024.
ARAÚJO, Gustavo Aguiar Malafaia de. Construindo sentidos na formação musical: pesquisa-formação-ação com estudantes da primeira turma de ensino médio integrado do IFB-CSAM. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
DELORY-MOMBERGER, Christine. História de vida e pesquisa biográfica em educação. Natal: EDUFRN, 2024.
DELORY-MOMBERGER, Christine; BOURGUIGNON, Jean-Claude. Medialidades biográficas, práticas de si e do mundo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 8. n. 23, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19443. Acesso em: 31 mai. 2024.
SOUZA, Hugo, L. G. Experiências musicais formativas do sujeito com o lugar: construindo caminhos para o ensino de música no IFB-CCEI. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, Universidade de Brasília, 2018.
SHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Playlists em tempos de pandemia da covid19: narrativas de educadores e educadoras musicais integrantes de um grupo de estudos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1595-1613. Acesso em: 31 mai. 2024.