O conceito de audiação de Edwin Gordon aplicado na educação musical infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB131602

Palavras-chave:

Educação Musical de Crianças, Teoria da Aprendizagem Musical, Edwin Gordon

Resumo

O artigo apresenta elementos do processo global de aprendizagem musical de crianças conhecido como Teoria da Aprendizagem Musical, concebida pelo músico, professor e investigador no campo da educação musical e da psicologia da música Edwin E. Gordon (1927-2015). Seus estudos são valorizados sobretudo pela amplitude da sua base teórico- metodológica. É uma abordagem de ensino de música dedicada a crianças e tem como embasamento a maneira como elas associam e incorporam a música e interagem com ela. Para exemplificar como essa abordagem é aplicada, trazemos a descrição de três atividades formuladas a partir dos pressupostos da teoria e que demonstram que conduzir e mediar as etapas do processo de aprendizagem musical das crianças dá o espaço necessário para que elas explorem, brinquem, movimentem-se, acompanhem e participem de seu processo de aprendizagem musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Finck Schambeck, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Professora voluntária, atua nos Programas de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e em Educação (PPGE) da Udesc. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores, inclusão de alunos com deficiências e políticas públicas de educação especial. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Música e Educação (MUSE) - Udesc.
http://lattes.cnpq.br/3785236167176646

Ássia dos Santos Barreto, Pesquisadora: Música e Educação/MUSE - Udesc

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília e Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade (UniBF). É Membro da Academia de Letras do Valparaíso. Atua como professora de musicalização infantil para a primeira infância, fundamental I, musicalização como terapia para crianças com necessidades especiais, professora de canto e técnicas vocais, oficineira e produtora executiva em projetos culturais. É integrante do Grupo de Pesquisa Música e Educação (MUSE) - Udesc.
http://lattes.cnpq.br/0065800958333420

Referências

BARRETO, Ássia dos Santos. Educação musical inclusiva no ensino infantil: um estudo em diálogo com a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon, 2022. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado de Santa Catarina, 2022.

CANECA, Gabriel. Teoria de Aprendizagem Musical: definindo conceitos. Associação Brasileira de Educação Musical. In: Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 16, 2020, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá: ABEM, 2020. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_erco/v4/index.html. Acesso em: 20 jan. 2022.

GORDON, Edwin. Teoria de Aprendizagem Musical: competências, conteúdos e padrões. Tradução Maria Fátima de Albuquerque. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

GORDON, Edwin E. Learning sequences in music: skill, content, and patterns. 8. Ed. Chicago: GIA Publications, 2012.

LOPES, Nádja; NIGRO, Anderson. Encantare: 116 canções para a aprendizagem musical via Music Learning Theory e outras abordagens. Editora Nabj. Ilustrações de Ariane Barbieri, 2023.

MARTÍ, A. G. Edwin E. Gordon. In: M. Díaz e A. Giráldez (coord.). Aportaciones Teóricas y Metodológicas a la Educación Musical. Barcelona: Graó, 2007. p. 173-177.

OLIVEIRA, Rafael Galvão de. Proposta de implementação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon na Educação Infantil de acordo com os parâmetros da BNCC. 2021. 92 p. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

PINZINO, Mary Ellen. A conversation with Edwin Gordon. Entrevista publicada por Musicstaff.com, 1998.

SOUSA, Alberto B. Educação pela arte e artes na educação: música e artes plásticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. v. 3.

VASCONCELOS, José Mauro. O Meu pé de laranja lima. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017. 230 p.

Downloads

Publicado

21-03-2024

Como Citar

Schambeck, R. F., & Barreto, Ássia dos S. (2024). O conceito de audiação de Edwin Gordon aplicado na educação musical infantil. Música Na Educação Básica, 13(16), e131602. https://doi.org/10.33054/MEB131602