O conceito de audiação de Edwin Gordon aplicado na educação musical infantil
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131602Palavras-chave:
Educação Musical de Crianças, Teoria da Aprendizagem Musical, Edwin GordonResumo
O artigo apresenta elementos do processo global de aprendizagem musical de crianças conhecido como Teoria da Aprendizagem Musical, concebida pelo músico, professor e investigador no campo da educação musical e da psicologia da música Edwin E. Gordon (1927-2015). Seus estudos são valorizados sobretudo pela amplitude da sua base teórico- metodológica. É uma abordagem de ensino de música dedicada a crianças e tem como embasamento a maneira como elas associam e incorporam a música e interagem com ela. Para exemplificar como essa abordagem é aplicada, trazemos a descrição de três atividades formuladas a partir dos pressupostos da teoria e que demonstram que conduzir e mediar as etapas do processo de aprendizagem musical das crianças dá o espaço necessário para que elas explorem, brinquem, movimentem-se, acompanhem e participem de seu processo de aprendizagem musical.
Downloads
Referências
BARRETO, Ássia dos Santos. Educação musical inclusiva no ensino infantil: um estudo em diálogo com a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon, 2022. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado de Santa Catarina, 2022.
CANECA, Gabriel. Teoria de Aprendizagem Musical: definindo conceitos. Associação Brasileira de Educação Musical. In: Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 16, 2020, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá: ABEM, 2020. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_erco/v4/index.html. Acesso em: 20 jan. 2022.
GORDON, Edwin. Teoria de Aprendizagem Musical: competências, conteúdos e padrões. Tradução Maria Fátima de Albuquerque. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
GORDON, Edwin E. Learning sequences in music: skill, content, and patterns. 8. Ed. Chicago: GIA Publications, 2012.
LOPES, Nádja; NIGRO, Anderson. Encantare: 116 canções para a aprendizagem musical via Music Learning Theory e outras abordagens. Editora Nabj. Ilustrações de Ariane Barbieri, 2023.
MARTÍ, A. G. Edwin E. Gordon. In: M. Díaz e A. Giráldez (coord.). Aportaciones Teóricas y Metodológicas a la Educación Musical. Barcelona: Graó, 2007. p. 173-177.
OLIVEIRA, Rafael Galvão de. Proposta de implementação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon na Educação Infantil de acordo com os parâmetros da BNCC. 2021. 92 p. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
PINZINO, Mary Ellen. A conversation with Edwin Gordon. Entrevista publicada por Musicstaff.com, 1998.
SOUSA, Alberto B. Educação pela arte e artes na educação: música e artes plásticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. v. 3.
VASCONCELOS, José Mauro. O Meu pé de laranja lima. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017. 230 p.