A sensorialidade auditiva na educação infantil: perspectivas para a educação musical
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB121506Palavras-chave:
Educação Musical, Educação Básica, Sensorialidade auditivaResumo
Este trabalho objetiva apresentar uma proposta pedagógica para professores de música da educação básica, com práticas musicais para serem desenvolvidas na sala de aula, na perspectiva do desenvolvimento da sensorialidade auditiva em alunos da educação infantil. Propõe o uso de instrumentos musicais, objetos sonoros, atividades corporais e canções tradicionais da infância no que se refere ao desenvolvimento da sensorialidade auditiva. Sua base teórica está ancorada em Edgar Willems, que trata do desenvolvimento auditivo sensorial, afetivo e mental; e Maria Montessori, que enfoca o desenvolvimento sensorial como meio de estimular a cognição da criança. Espera-se contribuir para o desenvolvimento do trabalho dos professores, estimulando-os a refletir e aprimorar suas ações.
Downloads
Referências
CAMPOS, Viviane Cavalcanti Borges. Material Sonoro. Youtube, 07 abr. 2023. Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PLr_xQIPrqd9tVkwJ4ZYB0f3_wt7U0Phlv . Acesso em: 07 abr. 2023.
MONTESSORI, Maria Tecla Artemisia. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução de Pe. Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017. 348 p.
PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. Brasília, DF: Musimed Edições Musicais, 2015.
WILLEMS, Edgar. El Oído Musical: la preparación auditiva del niño. España, 2001.