PiÁ na eScuTa: Proibido não Tocar!
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB131601Palavras-chave:
Educação Musical na Educação Infantil, Música e infância, Arte sonora na escolaResumo
O artigo se detém na potência de estar à escuta como modo estésico de coexistir no mundo. Tocar para saber! Surge no percurso de formação continuada em educação musical constituída desde a universidade com acadêmicos, docentes e crianças na escola pública de educação infantil. A interlocução com a Arte Sonora permite afirmar a música em estado de encontro como gesto poético de conversações em criação: jogo entre o som e o sentido. Envolve adultos e crianças na composição artesanal de tempos e espaços de eScUtA na escola para sublinhar “tudo é coisa musical” e “todos somos músicos”. Compreende a escuta como movimento que TOCA, possibilidade de ressonância lúdica que produz sentidos em presença, numa temporalidade na qual a surpresa e o inesperado podem acontecer e tecer mundos: exercício da imaginação.
Downloads
Referências
AKOSCHKY, Judith. Cotidiáfonos: instrumentos sonoros realizados com objetos cotidianos. Ricordi: Buenos Aires, 1988.
AKOSCHKY, Judith; Experiencias Musicales em el nível inicial: vários temas, varias vocês. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2017.
BITTENCOURT, Ariane Carolina Boscardini; LINO, Dulci- marta Lemos. Proibido não tocar: uma instalação sonora na escola de educação infantil. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.1, p.283-306, abr. 2014. ISSN 1982- 9949. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index. php/reflex/article/view/4634/3245>. Acesso em: 08 mar. 2020.
CAGE, John. Musicage: palavras. John Cage em conver- sação com Joan Retallack. Rio de Janeiro: Numa, 2015.
CALVO, Julio Ernesto. [2015] Vibra: Estaciones Sonoras. Catálogo de Exposição. Buenos Aires, 2018.
CALVO, Julio Ernesto. Relato: Vibra: Estaciones Sonoras. [Informação concedida a Dulcimarta L. Lino por meio digi- tal]. Janeiro, 2021.
CAMPESATO, Lílian. Arte Sonora: uma metamorfose das musas. CMU. São Paulo: USP, 2007.
IAZETTA, Fernando. A música o corpo e as máquinas. OPUS. Revista Eletrônica da ANPPOM, Associação Na- cional de Pesquisa e Pós Graduação em Música. Rio de Janeiro, v.4, n.4, ago 1997 (p.27-44). Disponível em: ht- tps://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/ view/36 Acesso mar. 2023.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Ho- rizonte: Autêntica, 2015. Coleção: Experiência e Sentido.
LINO, Dulcimarta Lemos (Org.) Caixa de som. 1 DVD (Co- leção Pedagogia e Música). Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2018. Disponível em: <https://youtu.be/wBzanYDCIWw>. Acesso em: 30 jul. 2020.
LINO, Dulcimarta Lemos (Org). Libretos de Criação II. 1 DVD (Coleção Pedagogia e Música). Porto Alegre: FACED/ UFRGS, 2020. Acesso em: 31 jul.2020
LINO, Dulcimarta Lemos; OLIVEIRA, Márcia Lague de. Arte Sonora na Escola. Livro publicado no Projeto de Pesquisa Educação Musical na Formação de Professores dos Cur- sos de Graduação em Pedagogia Gaúchos. Porto Alegre: Nicephotos, 2020.
MAU, Bruce. Life Style. London, New York: Phaidon, 2000.
PASCOAL, Hermeto. Calendário do som. São Paulo: SE- NAC-Itaú Central, 2000.
PIETROFORTE, A. V. [2004]. Semiótica Visual: Os Percur- sos do Olhar. São Paulo: Contexto, 2006.
ROMANO, Floriano. Catálogo 7a Bienal do Mercosul: grito e escuta / Artur Lescher ... [et al.]; tradução de Gabriela Petit ... [et al.]. – Porto Alegre: Fundação Bienal do Mer- cosul, 2009.
RICHTER, Sandra; LINO, Dulcimarta Lemos. Estar à es- cuta: música e docência na educação infantil. In: Chil- dhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v.15, out. 2019, pp.01- 24. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRe- po/5120/512059810033/movil/index.html. Acesso em: 23 jan. 2021.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Co- ordenadoria Pedagógica. Divisão de Educação Infantil. Parques Sonoros da educação infantil paulistana. São Paulo: SME/COPED, 2016.
SCHAFER, Murray. [1986] O ouvido pensante. Trad. Ma- risa Trench de Oliveira Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: UNESP (Editora da Universidade Estadual Paulista), 1991.
USINA encontra a obra de Ernesto Neto. Colégio São Domingos, [s.d]. Disponível em: https://www.sdomingos. com.br/site/index.php/leituras/leituras-indicadas/87-usi- na-encontra-ernesto-neto. Acesso em: 29 nov. 2023.
VOLZ, Jochen et all. Ernesto Neto: sopro. São Paulo: Pina- coteca de São Paulo, 2019.
ZÉ, Tom. [2003] Tropicalista lenta luta. São Paulo: Publi- folha, 2009.