O Rap na educação básica: propostas de ensino envoltas da diversidade musical do Projeto Corais nas escolas do Estado do Espírito Santo

Autores

  • Marcelo Rodrigues de Oliveira Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo – FAPES
  • Michele de Almeida Rosa Rodrigues Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo – FAPES

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB121503

Palavras-chave:

Rap, Canto Coral, Educação Básica

Resumo

O canto coral na educação básica propicia atividades interdisciplinares num contexto sociocultural para o ensino de música. Nisso, este artigo apresenta propostas inspiradas na diversidade musical oferecida pelo Projeto Corais nas escolas do estado do Espírito Santo para seu público alvo do ensino fundamental e médio. São atividades com foco no protagonismo discente, com repertório constituído por narrativas para empoderamento dos estudantes. Daí que o Rap se apresenta como uma das estratégias, indo ao encontro das perspectivas de integrar diferentes vozes e identidades na interpretação reflexiva da realidade por meio do canto.

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Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues de Oliveira, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo – FAPES

Mestre em Educação Musical, Trompista e Bolsista pesquisador do projeto Bandas nas escolas/Música na Rede - FAPES.

Michele de Almeida Rosa Rodrigues, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo – FAPES

Mestre em Artes, Flautista,Bolsista Pesquisadorado projeto Corais nasescolas/Música na Rede -FAPES e  Professora de Músicana Prefeitura Municipal deVitória /ES - Secretaria de Educação.

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Publicado

29-10-2023

Como Citar

de Oliveira, M. R., & Rosa Rodrigues, M. de A. (2023). O Rap na educação básica: propostas de ensino envoltas da diversidade musical do Projeto Corais nas escolas do Estado do Espírito Santo. Música Na Educação Básica, 12(15). https://doi.org/10.33054/MEB121503