O Rap na educação básica: propostas de ensino envoltas da diversidade musical do Projeto Corais nas escolas do Estado do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB121503Palavras-chave:
Rap, Canto Coral, Educação BásicaResumo
O canto coral na educação básica propicia atividades interdisciplinares num contexto sociocultural para o ensino de música. Nisso, este artigo apresenta propostas inspiradas na diversidade musical oferecida pelo Projeto Corais nas escolas do estado do Espírito Santo para seu público alvo do ensino fundamental e médio. São atividades com foco no protagonismo discente, com repertório constituído por narrativas para empoderamento dos estudantes. Daí que o Rap se apresenta como uma das estratégias, indo ao encontro das perspectivas de integrar diferentes vozes e identidades na interpretação reflexiva da realidade por meio do canto.
Downloads
Referências
AGUIAR, Mauro Sergio Gomes. O rap na escola: contribuições para a leitura e a produção textual subsidiadas pela semiótica discursiva. 49f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11612/4452>. Acesso em: 8 mar. 2023.
ARAUJO, Vitor Gabriel. Regência Coral - Apostila para Capacitação de professores do Guri Santa Marcelina. São Paulo: 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2023.
CASTAGNA, Paulo. Possibilidades da gestão de acervos musicais históricos no Brasil da atualidade. In: I EN-CONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA DO CAMPO DAS VERTENTES: ARQUIVOS TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO ESTUDO DOCUMENTAL. Anais... Universidade Federal de São João Del Rei, 2018, p. 34-50. Disponível em:
<https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/emhcv/Anais%20I%20EMHCV.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2023.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. BNCC e educação musical: muito barulho por nada?. Música na Educação Básica,
v. 10, n. 12, 2020.
FUCCI AMATO, Rita. O canto coral como prática sociocultural e educativo-musica. Opus, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 75-96, jun. 2007.
FARIAS, Iara Rosa. Elementos de Semiótica aplicados à canção Rap. Caderno de Semiótica aplicada, Casa, v. 1, junho de 2003. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/download/570/491/1574>. Acesso em: 10 mar. 2023.
GOMES, Priscila Raquel Aquino. Entrevista de Priscila Aquino em 30 de setembro de 2022. Vitória/ES. WhatsApp. Online.
GONÇALVES, Marilane Campista. O uso do Canva nas práticas pedagógicas: criação de histórias e suas possibi-lidades. TCC (Especialização) Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Centro-Serrano, Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica, 2022. Disponível em:
<https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/2509/TCC_Uso%20do%20Canva%20nas%20pr%C3%A1ticas%20pedag%C3%B3gicas.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 jun. 2023.
MARQUES, Estevão. Batucada Song: percussão corporal criativa. São Paulo: Editora Desvendério, 2020.
PENNA, Maura; BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca. Regatando/estabelecendo/construindo relações: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade. Música na Educação Básica, v. 11, n. 13/14, 2022. p. 8-21. Disponível em:
http://abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/view/243. Acesso em: 02 maio 2023.
RAMALHETE, Mariana Passos; MOREIRA, Tatiana Aparecida. Desigualdade social vista do alto do morro: uma análise do rap Canção Infantil, de César Mc. Revista: Letras de Hoje, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, v. 56, n. 3, p. 700-710, set-dez. 2021. e-ISSN: 1984-7726 | ISSN-L: 0101-3335.
Disponível em:
<https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/download/40847/27392/>. Acesso em: 03 maio 2023.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Tradução Alda de Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.