Pensar a escola como um espaço sonoro de escuta ativa: proposições a partir de Raymond Murray Schafer
DOI:
https://doi.org/10.33054/MEB121502Palavras-chave:
Paisagem Sonora, Escuta ativa, Ensino MédioResumo
Este texto apresenta atividades para o Ensino Médio que objetivam promover a escola como um espaço sonoro de escuta ativa, de pesquisa e de criação artística. Parte-se dos pressupostos teórico-metodológicos de R. Murray Schafer para estruturar aulas que estimulem a percepção crítica e inventiva sobre os sons que rodeiam a escola, além de preparar os jovens para apreciarem repertórios distintos com ouvidos mais atentos. Com esse intuito, as propostas guiam-se a partir de três eixos que envolvem a criação de uma biblioteca de sons, a categorização de seus sons e a elaboração de arranjos musicais por intermédio da tecnologia. Essas práticas oportunizam a exploração dos materiais sonoros disponíveis na escola e, ao mesmo tempo, por meio de recursos tecnológicos, permitem manusear esses sons de forma criativa, em práticas musicais.
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