Pensar a escola como um espaço sonoro de escuta ativa: proposições a partir de Raymond Murray Schafer

Autores

  • Lucas Marques Ferreira Lima Universidade de Brasília (UnB)
  • Mariana Sobrinho da Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Jéssica de Almeida Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB121502

Palavras-chave:

Paisagem Sonora, Escuta ativa, Ensino Médio

Resumo

Este texto apresenta atividades para o Ensino Médio que objetivam promover a escola como um espaço sonoro de escuta ativa, de pesquisa e de criação artística. Parte-se dos pressupostos teórico-metodológicos de R. Murray Schafer para estruturar aulas que estimulem a percepção crítica e inventiva sobre os sons que rodeiam a escola, além de preparar os jovens para apreciarem repertórios distintos com ouvidos mais atentos. Com esse intuito, as propostas guiam-se a partir de três eixos que envolvem a criação de uma biblioteca de sons, a categorização de seus sons e a elaboração de arranjos musicais por intermédio da tecnologia. Essas práticas oportunizam a exploração dos materiais sonoros disponíveis na escola e, ao mesmo tempo, por meio de recursos tecnológicos, permitem manusear esses sons de forma criativa, em práticas musicais.

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Biografia do Autor

Lucas Marques Ferreira Lima, Universidade de Brasília (UnB)

Atualmente cursando Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília - UnB (2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando nos seguintes temas: música popular, guitarra elétrica, violão, improvisação e editoração musical.

Mariana Sobrinho da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Atualmente cursando Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília - UnB. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Canto Popular e Baixo Elétrico. Foi bolsista de Iniciação Científica na Universidade de Brasília.

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

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Publicado

29-10-2023

Como Citar

Lima, L. M. F., da Silva, M. S., & de Almeida, J. (2023). Pensar a escola como um espaço sonoro de escuta ativa: proposições a partir de Raymond Murray Schafer. Música Na Educação Básica, 12(15). https://doi.org/10.33054/MEB121502