Nhande mbora’i: cânticos e instrumentos musicais sagrados Guarani Mbya em sala de aula

Autores

  • Renan Santiago de Sousa UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33054/MEB121501

Palavras-chave:

Cultura indígena, Guarani Mbya, Educação Musical

Resumo

O presente texto tem como objetivo indicar uma possibilidade de inclusão da cultura e musicalidade indígena no contexto da disci- plina de Música em escolas regulares. A musicalidade Guarani Mbya apresenta possibilidades significativas de ser ensinada em sala de aula, inclusive, com instrumental autêntico. Cabe aos educadores(as) não somente ensinar a parte musical das canções, mas também como a cosmologia e espiritualidade Guarani Mbya as perpassa. Nesse artigo, tais informações culturais sobre os Guarani Mbya serão passadas de forma sucinta. Além disso, será ensinado como transformar instrumentos ocidentais em instrumentos indígenas e duas músicas dessa etnia serão também apresentadas.

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Biografia do Autor

Renan Santiago de Sousa, UFRJ

Doutor e mestre em Educação pela UFRJ. Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO. Licenciado em Música (CBM-CEU) e Licenciado em Pedagogia (UNIRIO). Foi professor colaborador da UEPG. É professor voluntário de TCC I e II no curso de Pedagogia EaD da UNIRIO, professor substituto de matérias de educação musical na UFRJ e professor de Música no Colégio Anglo-Americano.

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Publicado

29-10-2023

Como Citar

Sousa, R. S. de. (2023). Nhande mbora’i: cânticos e instrumentos musicais sagrados Guarani Mbya em sala de aula. Música Na Educação Básica, 12(15). https://doi.org/10.33054/MEB121501