RESGATANDO / ESTABELECENDO / CONSTRUINDO RELAÇÕES: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade
Resumo
Este texto apresenta uma discussão sobre a intertextualidade na significação de “textos” musicais, sejam as relações intertextuais indicadas explicitamente ou não. As tecnologias de produção sonora permitem cada vez mais facilmente a exploração de material musical pré-existente, incorporado em novas criações – através do sample e do remix, por exemplo – o que consiste em uma forma de intertextualidade. Considerando todas as vivências musicais como significativas, enquanto produções culturais, os preconceitos contra o funk são questionados, numa perspectiva de educação musical intercultural. Assim, dois funks conhecidos que foram objetos de remix no quadro da pandemia de Covid-19, no ano de 2021, são explorados em propostas de atividades para a sala de aula.Downloads
Referências
ALFONSO, Neila Ruiz. Crianças cantando em grupo: currículo rizomático na rede cultural do coro. In: SANTOS, Regina Márcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2011. P. 127-162.
BACH, Johann Sebastian. Flute Partita in A minor BWV 1013. Root, Netherlands Bach Society. YouTube / Canal Netherlands Bach Society, 2019. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=onB39cumbF4 Acesso em: 30 jan. 2022.
BACH, Johann Sebastian. Toccata and Fugue in D minor BWV 565. Van Doeselaar, Netherlands Bach Society. YouTube / Canal Netherlands Bach Society, 2018. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pi0IuyTS_ic Acesso em: 30 jan. 2022.
BELTRAME, Juciane Araldi. Educac?a?o musical emergente na cultura digital e participativa: uma ana?lise das pra?ticas de produtores musicais. Tese (Doutorado em Mu?sica). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11033 Acesso em: 11 dez. 2021
COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira; ROCHA, Inês de Almeida. “Funk não é música”: faces da diferença, diversidade e discriminação. Opus, v. 27 n. 3, p. 1-13, set/dez. 2021. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021c2709/pdf Acesso em: 11 jan. 2022.
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
FRANÇA, Cecília Cavaliere; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5 – 41, dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/8526/4948 Acesso em: 20 dez. 2021.
GALÍZIA, Fernando Stanzione; LIMA, Emília Freitas de. Diário de um professor universitário: o ensino de música na perspectiva intercultural. Curitiba: Appris, 2020.
GUERRA, Dora. O significado por trás de La Belle De Jour, de Alceu Valença. 2019. Disponível em: https://www.letras.mus.br/blog/historia-la-belle-de-jour/ Acesso em: 12 dez. 2021.
KOCH, Ingedore G. Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MC FIOTI. Vacina Butantan - Remix Bum Bum Tam Tam. YouTube / Canal KondZilla, 2021. Vídeo. Disponível em: : https://www.youtube.com/watch?v=yQ8xJHuW7TY Acesso em: 18 dez. 2021.
MISA JR. Trilha que fiz para Rebeca Andrade - Bach + Baile de Favela. YouTube / Canal Misa Jr Músico e Produtor, 2021. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fzhhdfbfbYw Acesso em: 30 jan. 2022.
PELIZZARI, Rogério. Funk, reprimido na rua e ignorado na escola. Outras palavras. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/desigualdades-mundo/funk-reprimido-na-rua-e-ignorado-na-escola/ Acesso em: 30 jan. 2022.
PROJETO SANKOFA. IV Encontro de Culturas do IFG - Ritmo Alujá. YouTube/Canal Projeto Sankofa, 2020. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mYJdf9UXFDE Acesso em: 31 jan. 2022.
ROCHA, Guilherme Lucio da. Explicando em detalhes: o que é sample. 2018. Disponível em: https://kondzilla.com/m/explicando-em-detalhes-o-que-e-sample Acesso em: 16 dez. 2021.
SILVA, Helena Lopes da; BARBOSA, Rogério Vasconcelos. Escuta (cria)tiva: propostas para o desenvolvimento da escuta musical na educação básica. Foro de Educación, Cabrerizos (Espanha), v..15, n..22, p. 1-15, jan.-jun. 2017, Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=447549523005 Acesso em: 31 jan. 2022.
SILVA, Helena Lopes da. Escutar para criar e/ou criar para escutar: provocações para a aula de música dos anos finais do ensino fundamental. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 213-228, set.-out. 2021. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/147/1472689011/index.html Acesso em: 20 jan. 2022.
TROTTA, Felipe da Costa. O funk no Brasil contemporâneo: uma música que incomoda. Latin American Research Review, v. 51, n. 4, p. 86-101, 2016. Disponível em: https://docero.com.br/doc/8ex81s0 Acesso em: : 16 dez. 2021.
TV CULTURA. O que está por trás do “Baile de Favela” apresentado por Rebeca Andrade na Olimpíada de Tóquio. 2021. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/olimpiadas/noticias/2021/07/29/631_o-que-esta-por-tras-do-baile-de-favela-apresentado-por-rebeca-andrade-na-olimpiada-de-toquio.html Acesso em: 30 jan. 2022.
VALENÇA, Alceu. Alceu Valença fala sobre "La Belle de Jour". [2021]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZBVWTH1cYy4 Acesso em: 12 dez. 2021.
VIANNA, Silvio. O que é remix. [2020] Disponível em: https://www.musicaeletronicaviann.com/o-que-%C3%A9-remix Acesso em: 16 dez. 2021.
XXXX1
XXXX2
XXXX3