RESGATANDO / ESTABELECENDO / CONSTRUINDO RELAÇÕES: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade

Autores

  • Maura Penna Universidade Federal da Paraíba
  • Matheus Henrique da Fonsêca Barros Instituto Federal Sertão Pernambucano

Resumo

Este texto apresenta uma discussão sobre a intertextualidade na significação de “textos” musicais, sejam as relações intertextuais indicadas explicitamente ou não. As tecnologias de produção sonora permitem cada vez mais facilmente a exploração de material musical pré-existente, incorporado em novas criações – através do sample e do remix, por exemplo – o que consiste em uma forma de intertextualidade. Considerando todas as vivências musicais como significativas, enquanto produções culturais, os preconceitos contra o funk são questionados, numa perspectiva de educação musical intercultural. Assim, dois funks conhecidos que foram objetos de remix no quadro da pandemia de Covid-19, no ano de 2021, são explorados em propostas de atividades para a sala de aula.

Biografia do Autor

Maura Penna, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado) da Universidade Federal da Paraíba.

Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Instituto Federal Sertão Pernambucano

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Paraíba, Professor da LIcenciatura em Música do Instituto Federal Sertão Pernambucano

Referências

ALFONSO, Neila Ruiz. Crianças cantando em grupo: currículo rizomático na rede cultural do coro. In: SANTOS, Regina Márcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2011. P. 127-162.

BACH, Johann Sebastian. Flute Partita in A minor BWV 1013. Root, Netherlands Bach Society. YouTube / Canal Netherlands Bach Society, 2019. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=onB39cumbF4 Acesso em: 30 jan. 2022.

BACH, Johann Sebastian. Toccata and Fugue in D minor BWV 565. Van Doeselaar, Netherlands Bach Society. YouTube / Canal Netherlands Bach Society, 2018. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pi0IuyTS_ic Acesso em: 30 jan. 2022.

BELTRAME, Juciane Araldi. Educac?a?o musical emergente na cultura digital e participativa: uma ana?lise das pra?ticas de produtores musicais. Tese (Doutorado em Mu?sica). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11033 Acesso em: 11 dez. 2021

COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira; ROCHA, Inês de Almeida. “Funk não é música”: faces da diferença, diversidade e discriminação. Opus, v. 27 n. 3, p. 1-13, set/dez. 2021. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021c2709/pdf Acesso em: 11 jan. 2022.

DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

FRANÇA, Cecília Cavaliere; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5 – 41, dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/8526/4948 Acesso em: 20 dez. 2021.

GALÍZIA, Fernando Stanzione; LIMA, Emília Freitas de. Diário de um professor universitário: o ensino de música na perspectiva intercultural. Curitiba: Appris, 2020.

GUERRA, Dora. O significado por trás de La Belle De Jour, de Alceu Valença. 2019. Disponível em: https://www.letras.mus.br/blog/historia-la-belle-de-jour/ Acesso em: 12 dez. 2021.

KOCH, Ingedore G. Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MC FIOTI. Vacina Butantan - Remix Bum Bum Tam Tam. YouTube / Canal KondZilla, 2021. Vídeo. Disponível em: : https://www.youtube.com/watch?v=yQ8xJHuW7TY Acesso em: 18 dez. 2021.

MISA JR. Trilha que fiz para Rebeca Andrade - Bach + Baile de Favela. YouTube / Canal Misa Jr Músico e Produtor, 2021. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fzhhdfbfbYw Acesso em: 30 jan. 2022.

PELIZZARI, Rogério. Funk, reprimido na rua e ignorado na escola. Outras palavras. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/desigualdades-mundo/funk-reprimido-na-rua-e-ignorado-na-escola/ Acesso em: 30 jan. 2022.

PROJETO SANKOFA. IV Encontro de Culturas do IFG - Ritmo Alujá. YouTube/Canal Projeto Sankofa, 2020. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mYJdf9UXFDE Acesso em: 31 jan. 2022.

ROCHA, Guilherme Lucio da. Explicando em detalhes: o que é sample. 2018. Disponível em: https://kondzilla.com/m/explicando-em-detalhes-o-que-e-sample Acesso em: 16 dez. 2021.

SILVA, Helena Lopes da; BARBOSA, Rogério Vasconcelos. Escuta (cria)tiva: propostas para o desenvolvimento da escuta musical na educação básica. Foro de Educación, Cabrerizos (Espanha), v..15, n..22, p. 1-15, jan.-jun. 2017, Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=447549523005 Acesso em: 31 jan. 2022.

SILVA, Helena Lopes da. Escutar para criar e/ou criar para escutar: provocações para a aula de música dos anos finais do ensino fundamental. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 213-228, set.-out. 2021. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/147/1472689011/index.html Acesso em: 20 jan. 2022.

TROTTA, Felipe da Costa. O funk no Brasil contemporâneo: uma música que incomoda. Latin American Research Review, v. 51, n. 4, p. 86-101, 2016. Disponível em: https://docero.com.br/doc/8ex81s0 Acesso em: : 16 dez. 2021.

TV CULTURA. O que está por trás do “Baile de Favela” apresentado por Rebeca Andrade na Olimpíada de Tóquio. 2021. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/olimpiadas/noticias/2021/07/29/631_o-que-esta-por-tras-do-baile-de-favela-apresentado-por-rebeca-andrade-na-olimpiada-de-toquio.html Acesso em: 30 jan. 2022.

VALENÇA, Alceu. Alceu Valença fala sobre "La Belle de Jour". [2021]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZBVWTH1cYy4 Acesso em: 12 dez. 2021.

VIANNA, Silvio. O que é remix. [2020] Disponível em: https://www.musicaeletronicaviann.com/o-que-%C3%A9-remix Acesso em: 16 dez. 2021.

XXXX1

XXXX2

XXXX3

Downloads

Publicado

10-12-2022

Como Citar

Penna, M., & Barros, M. H. da F. (2022). RESGATANDO / ESTABELECENDO / CONSTRUINDO RELAÇÕES: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade. Música Na Educação Básica, 11(13/14). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/243