BNCC e Educação Musical: muito barulho por nada?
Resumo
O texto propõe uma reflexão sobre a repercussão da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) nos contextos da educação básica em função de alguns pontos controversos no que tange à área de música. Destaca-se que a Base consiste de “um arranjo possível”, como expresso no próprio documento; assim sendo, o contraponto com outras perspectivas faz-se oportuno e necessário. Questiona-se a construção dos currículos de música a partir das matrizes de Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para Educação Infantil e de Habilidades dos demais segmentos, uma vez que estas apresentam problemas conceituais e metodológicos que podem vir a fragmentar e limitar a experiência pedagógico-musical. Por meio de uma proposta prática, pretende-se demonstrar como a experiência musical é multidimensional e, portanto, percorre e integra diversos pontos das matrizes propostas na BNCC.
Palavras-chave: BNCC; educação musical; currículo de música.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/
uplODAs/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2021.
BRETHÉ, Simon; POEIRA, Ricardo. A Primeira Flauta. Curta metragem de animação. Produção de Cecília Cavalieri França e Ricardo Poeira. Belo Horizonte: MUS Produção e Poeira Estúdio, 2017.
FRANÇA, Cecília C. A Interdisciplinaridade da Vida e a Multidimensionalidade da Música. Música na Educação Básica. Londrina, v. 7, nº 7/8, p. 86-95, 2016.
FRANÇA, Cecilia C. A primeira flauta. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
PEREIRA, Marcus Vinícius M. Traços da história do currículo a partir da análise de livros didáticos para a educação musical escolar. Revista da ABEM. Londrina, v. 24, n. 37, p. 17-34, jul./dez., 2016.