Possibilidades de ensino remoto de música na educação básica baseadas no material Música Br.
Resumo
O objetivo deste artigo é compartilhar atividades musicais adaptadas ao ensino de música no formato virtual. Tem como base teórica o material Música Br. (MATOS et al, 2021, em prelo), originalmente pensado para o formato presencial, e que serviu de base para as adaptações propostas. As atividades apresentadas envolvem roteiros de escuta para repertório selecionado, experimentação sonora, prática coletiva e criação. Almejo com isso dar subsídio aos professores de música a exercerem suas práticas pedagógicas em ambiente virtual e, desta forma, desenvolverem experiências de ensino onde os alunos possam participar de forma ativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020.
BRITO, Teca A. de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. 1ª. ed. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2001. v. 1. 185p.
________________. Um jogo chamado Música: Escuta, Experiência, Criação, Educação. 1a. ed. São Paulo: Editora Peirópolis, 2019. v. 1. 192p.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, 2002.
GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: abordagens e experiências. Cortez Editora, 2014.
GOOGLE. Google Meet. 2017. Disponível em: < https://meet.google.com/>. Acesso em: 28 de fev. de 2021.
________. Google Classroom. 2014. Disponível em: <https://classroom.google.com/>. Acesso em: 28 de fev. de 2021.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018.
INSTITUTO REDE ARTE NA ESCOLA. Pasta Arte BR. 2003. Disponível em:
<http://artenaescola.org.br/artebr/>. Acesso em: 28 de fev. de 2021.
MATOS, Ronaldo A. de; SANTOS, Reinaldo N. dos; MALTA, Vitor da S. Música Br. Cadernos temáticos pautados na escuta musical, voltados ao ensino de música na educação básica. Em prelo. Londrina, 2021.
MIGON, Graciano. Brincando de rede: uma análise metodológica dos processos de ensino-aprendizagem de música no contexto EaD. 2020.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Unesp, 2002.
SOUNDJACK. Soundkack. 2006. Disponível em:
< https://www.soundjack.eu/>. Acesso em: 28 de fev. de 2021.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.