Harmônica – uma opção no ensino de música para as crianças

Autores

  • José Luiz Barroso Staneck Músico liberal

Resumo

Passatempo das almas solitárias a harmônica se insere numa grande variedade de contextos e estilos musicais. Por ser um instrumento fundamentalmente popular sempre foi tratada de forma intuitiva e com poucas publicações acadêmicas não estando ainda inserida nas grades de ensino dos cursos técnicos, universitários ou mesmo em projetos sociais de ensino de música.

Neste artigo além de contar um pouco de sua trajetória e demonstrar algumas de suas principais características, proporemos algumas ações no ensino fundamental de música para as crianças.

 

An amusement for lost souls, the harmonica fits into a wide variety of music genres. Due to its background as a fundamentally popular instrument, the harmonica has always been played as an intuitive practice and therefore doesn’t have as many academic publications. Furthermore, it is not even inserted in the educational system of technical courses, universities or social projects of musical education.

This article offers an insight on its history together with some of the most important characteristics and presents a proposal on what to do when teaching the principles of music to children.

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Biografia do Autor

José Luiz Barroso Staneck, Músico liberal

Chamado de David Oïstrakh da harmônica pelo crítico francês Olivier Bellamy e comparado aos músicos Andrés Segovia e Mstislav Rostropovich por sua atuação no desenvolvimento e divulgação de seu instrumento pelo crítico Luiz Paulo Horta, José Staneck tem um estilo próprio onde elementos tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante.

Estudou harmonia funcional com Isidoro Kutno, análise estética com o maestro e compositor H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson Simões. Em 2007, obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversas locais do Brasil. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.

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Publicado

25-03-2021

Como Citar

Staneck, J. L. B. (2021). Harmônica – uma opção no ensino de música para as crianças. Música Na Educação Básica, 10(12). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/232