Música na educação do campo: superando estereótipos e aprimorando a escuta musical por meio da criação de playlists
Resumo
O texto traz uma proposta de criação de playlists individuais e coletivas, a partir da qual o professor poderá aproximar-se das relações com música de estudantes de escolas do campo, superando possíveis preconceitos e estereotipias a respeito desta população. A partir da playlist, o professor de música poderá desenvolver várias habilidades previstas da Base Nacional Comum Curricular. Defendendo a necessidade de ouvir a população do campo, a apreciação das músicas que integram seu cotidiano permitirá uma ampliação dos modos de escuta e dos repertórios dos estudantes, promovendo, ainda, o respeito e o acolhimento da subjetividade do outro.Downloads
Referências
A EVOLUÇÃO do armazenamento de músicas [infográfico]. Tecmundo, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 Acesso em 20 de abril de 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 20 de abril de 2020.
BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Resolução 01 de abril de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&Itemid=30192. Acesso em 20 de abril de 2020.
CASTRO, Mariana Gomes Godinho de. Educação Musical na Educação do Campo: um estudo de caso. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
CORDEIRO, Georgina N. K.; REIS, Neila da Silva; HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
GREEN, Lucy. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 4, n. 4, p. 25 – 35, 1997.
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Educação e Cultura: as escolas do campo em movimento. Fragmentos de cultura, Goiânia, v. 16, n. 11/12, p. 867 – 883, nov./dez. 2006.
SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: intuition, analysis and music education. London: Routledge, 1994.