Música na educação do campo: superando estereótipos e aprimorando a escuta musical por meio da criação de playlists

Autores

  • Luana Oliveira Instituto de Artes e Design Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O texto traz uma proposta de criação de playlists individuais e coletivas, a partir da qual o professor poderá aproximar-se das relações com música de estudantes de escolas do campo, superando possíveis preconceitos e estereotipias a respeito desta população. A partir da playlist, o professor de música poderá desenvolver várias habilidades previstas da Base Nacional Comum Curricular. Defendendo a necessidade de ouvir a população do campo, a apreciação das músicas que integram seu cotidiano permitirá uma ampliação dos modos de escuta e dos repertórios dos estudantes, promovendo, ainda, o respeito e o acolhimento da subjetividade do outro.

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Biografia do Autor

Luana Oliveira, Instituto de Artes e Design Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel em Trompa, Especialista e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

25-03-2021

Como Citar

Oliveira, L. (2021). Música na educação do campo: superando estereótipos e aprimorando a escuta musical por meio da criação de playlists. Música Na Educação Básica, 10(12). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/218