PEDRO E A FESTA NA LAGOA: ESTRATÉGIAS DE SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE MÚSICA
Resumo
Este trabalho apresenta estratégias de ensino de música para a iniciação musical de crianças na educação básica. As propostas apresentadas foram fundamentadas a partir dos Métodos Ativos em Educação Musical, em algumas orientações de Práticas Pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e pelas propostas de ensino e aprendizagem da psicologia da educação. Foi fundamentado em autores como Murray Schafer, Teca Alencar de Brito e Violeta de Gainza. O fazer musical é apoiado na contação e sonorização de histórias, que podem ser trabalhadas tanto pelo(a) professor(a) especialista quanto não especialista em música.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v. p 45-78.
BRITO, Teca A. de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
GAINZA, Violeta. Estudos de psicopedagogia musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
ILARI, Beatriz. A música e o desenvolvimento da mente no início da: vida investigação, fatos e mitos. Revista Eletrônica de Musicologia, v. 9, out. 2005. Disponível em: http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv9-1/ilari.html. Acesso em: 22 abr. 2018.
SCHAFER, Murray. O Ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: UNESP, 1991.