PEDRO E A FESTA NA LAGOA: ESTRATÉGIAS DE SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE MÚSICA

Autores

  • Carlos Antônio Freitas da Silva Universidade Federal do Rio Grane do Norte
  • Valeria Lazaro Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumo

Este trabalho apresenta estratégias de ensino de música para a iniciação musical de crianças na educação básica. As propostas apresentadas foram fundamentadas a partir dos Métodos Ativos em Educação Musical, em algumas orientações de Práticas Pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e pelas propostas de ensino e aprendizagem da psicologia da educação. Foi fundamentado em autores como Murray Schafer, Teca Alencar de Brito e Violeta de Gainza. O fazer musical é apoiado na contação e sonorização de histórias, que podem ser trabalhadas tanto pelo(a) professor(a) especialista quanto não especialista em música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antônio Freitas da Silva, Universidade Federal do Rio Grane do Norte

Aluno especial Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui experiência docente de mais de quatro anos na Educação Básica. Possui também, publicações de artigos nos principais congressos de Educação Musical e áreas afins do Brasil. Ministrou a oficina intitulada de CONTO e CANTO: a iniciação musical de crianças com contação de histórias, num processo de imitação no Fórum Latino Americano de Educação Musical.É autor da pesquisa intitulada de MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: a iniciação musical de crianças a partir do processo de imitação gestual, rítmica e sonora,. Atualmente é professor da Educação Infantil, berçário e 1º ano do Ensino Fundamental, de quatro escolas da rede particular de ensino da cidade do Natal/RN. Foi colaborador e bolsista de iniciação a pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS) da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Voluntário no Projeto de Extensão intitulado de “Música para Todos” na EMUFRN. Atuou como monitor de Flauta Doce e Violão no Projeto Música na Escola em 2014. Atuou como monitor de Flauta Doce no Projeto Mais Educação em 2014.

Valeria Lazaro Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música? Centro Universitário (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós Graduação em Música e na Graduação com as disciplinas Didática Musical e Fundamentos da Arte na Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Música em Múltiplos Contextos da EMUFRN. Atua na pesquisa como vice-coordenadora do GRUMUS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Música da EMUFRN. Integrante do Banco de Avaliadores da Educação Superior - BASIs/INEP. Integrante do Programa de Iniciação à Docência - PIBID- como Coordenadora de Projeto de Ensino com atuação na área da Música. Vice Diretora da Unidade Acadêmica Especializada em Música da UFRN - EMUFRN.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v. p 45-78.

BRITO, Teca A. de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

GAINZA, Violeta. Estudos de psicopedagogia musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.

ILARI, Beatriz. A música e o desenvolvimento da mente no início da: vida investigação, fatos e mitos. Revista Eletrônica de Musicologia, v. 9, out. 2005. Disponível em: http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv9-1/ilari.html. Acesso em: 22 abr. 2018.

SCHAFER, Murray. O Ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: UNESP, 1991.

Downloads

Publicado

07-09-2019

Como Citar

Freitas da Silva, C. A., & Carvalho, V. L. (2019). PEDRO E A FESTA NA LAGOA: ESTRATÉGIAS DE SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE MÚSICA. Música Na Educação Básica, 9(10/11). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/194