CAIXINHA COM SONS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sandra Mara da Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

A música, na educação infantil, se aproxima das crianças e faz sentido para elas ao ser trabalhada de modo brincante e criativo, fundado na escuta e na exploração sonora. Uma pequena caixa é apresentada às crianças e, a cada vez, revela pequenos instrumentos musicais coloridos, alguns em formato de bichos. Mais do que visualmente interessantes, esses instrumentos produzem sons e músicas que remetem a um mundo imaginário que se desdobra em histórias inventadas. Em encontros nos quais as professoras assumem papel fundamental como promotoras da aprendizagem artística, a educação musical é desenvolvida em consonância com a pequena infância e o grande interesse de bebês e crianças pequenas em investigar sons e fazer suas músicas – as músicas das crianças.

 

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Biografia do Autor

Sandra Mara da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora adjunta do Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e mestra em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Possui especialização em Educação Musical, graduação em Piano e licenciatura em Música pela UFG. Editora da Revista NUPEART (UDESC), pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa – música, infância e educação, do CEART/UDESC e membra do GEPSI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil), vinculado à FE/USP. Áreas de atuação e interesse: educação musical, estudos da infância, formação de professores e educação infantil.

 

Referências

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Publicado

07-09-2019

Como Citar

Cunha, S. M. da. (2019). CAIXINHA COM SONS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Música Na Educação Básica, 9(10/11). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/191