CAPTAÇÃO DE CONTATO: TECNOLOGIA E CORPORALIDADE EM UMA EDUCAÇÃO MUSICAL DE INVENÇÃO E DESFRUTE

Autores

  • Stênio Biazon Doutorando ECA USP. Prof na Teca Oficina de Música.

Resumo

Neste artigo proponho práticas musicais que fazem uso da captação de contato, associando-as a uma educação musical que contesta a definição prévia de métodos propriamente ditos. As atividades possíveis com captador de contato (piezoelétrico) e aqui mencionadas incluem: amplificação de instrumentos feitos de sucata, exploração de sons do espaço físico e descoberta de sons do próprio corpo. Ao fim, trago esta ferramenta para alguns problemas próprios das relações entre tecnologia e práticas musicais.

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Referências

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Dedico este texto à minha professora Teca Alencar de Brito, que disparou um dos desvios de percurso mais relevantes, radicais e anarquizantes em minha formação como professor e que no ano de 2018 suspendeu suas atividades no curso de Educação Musical da Universidade de São Paulo, no qual estudei.

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Publicado

08-10-2019

Como Citar

Biazon, S. (2019). CAPTAÇÃO DE CONTATO: TECNOLOGIA E CORPORALIDADE EM UMA EDUCAÇÃO MUSICAL DE INVENÇÃO E DESFRUTE. Música Na Educação Básica, 9(10/11). Recuperado de https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/187